Cidadeverde.com

No calendário de eventos do esporte, a data é do Tiradentes

Imprimir

O calendário esportivo piauiense registra neste dia 30 de junho o aniversário da Sociedade Esportiva Tiradentes. Em 30.06.1959 oficiais da Polícia Militar do Piauí fundaram o Clube Tiradentes, voltado para as atividades sociais. 

Foto - Tiradentes - Década de 70 - Arquivo - Dídimo de Castro

O comandante da PM na época era o Coronel Pedro Borges da Silva Filho. Em 1972, no Governo Alberto Silva, o Coronel Canuto Tupy Caldas, já com o clube filiado à Federação, decidiu pela participação no futebol profissional. 

No mesmo ano ganhou o Campeonato Piauiense ao vencer o Flamengo na final e representou o Estado do Piauí no Campeonato Brasileiro de uma das séries inferiores e chegou às semifinais.  

Ganhou o chamado Torneio Seletivo em disputa com River e Flamengo, valendo a vaga para o Campeonato Nacional da Divisão Principal.

Durante 3 anos  o chamado Amarelão da PM foi o Piauí no Campeonato Brasileiro. Em 1973 fez uma campanha sensacional, conseguindo classificação para a segunda fase, superando grandes agremiações do futebol brasileiro. 

Era o ano da inauguração do Albertão e Teresina ficou empolgada. Várias vezes o Albertão recebeu públicos acima de 30 mil pessoas.

Em 1974 a campanha foi de regular para boa e não deu para classificar. Veio 1975 e novamente a classificação foi conquistada, para surpresa de gigantes do futebol brasileiro.

No decorrer dos 3 anos o Tiradentes formou grandes times. Entre craques de muíto destaque estavam Murilo, Tinteiro, Caio Cambalhota, Vicentinho (vindos do Flamengo do Rio); Gringo (ex-Flamengo-PI); Marinho e Joel(vindos do Rio); Assis Paraíba, Miltão; os piauienses Toinho, Sima, Nivaldo, Bitonho.  Era um elenco de primeira para o futebol nordestino.

Em 1983 o Tiradentes voltou ao Campeonato Brasileirto, fazendo uma campanha regular, marcada especialmente por vitória sobre o Corinthians no Albertão por 2 x 1 e derrota para o mesmo Corinthians em São Paulo por 10 x 1. 

Ao longo das jornadas nacionais, o Amarelão da PM enfrentou os maiores clubes do futebol brasileiro em Teresina e nos seus respectivos Estados. Foram mais de 100 jogos e tenho no meu arquivo particular as súmulas dos mais de 100 jogos.

O Tiradentes atuou em estádios famosos como São Januário, Maracanã, Pacaembu, Beira Rio, Fonte Nova, Arruda, Castelão, Couto Pereira.

Em 1976 ocorreu o fato negativo. Alguns jogadores se envolveram em uma briga, que resultou em uma morte. O acontecimento repercutiu em todo o Brasil e o Comandante da PM, Coronel Flávio Jorge Figueiredo retirou o time do futebol. 

Quando voltou ainda teve bons momentos, até parar novamente.  Atualmente o Tiradentes tem apenas o futebol feminino.

No plano local a Sociedade Esportiva Tiradentes conquistou os títulos de campeão piauiense nos anos de 1972, 1974, 1975, 1982 e 1990. 

O técnico mais famoso do time piauiense foi Carlos José Castilho, um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro, atuando pelo Fluminense e pela Seleção Brasileira, inclusive em 3 Copas do Mundo.

Nossa saudação ao Amarelão da PM.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais