Cidadeverde.com

Golpe curso: Faculdade esclarece e diz que MEC não tem registro dos alunos

Imprimir

O  coordenador do curso de Administração em EAD da Faculdade Sucesso (FAS), Joaquim Caldas, procurou o Cidadeverde.com para se manifestar sobre denúncias de alunos que não conseguiram expedição do diploma e histórico acadêmico pela faculdade após terem cursado graduação de Pedagogia e Educação Física pelo  Instituto Superior de Educação Programus (Isepro). Ele confirma que a FAS comprou o Isepro em fevereiro deste ano, mas que não há como expedir os documentos porque os estudantes não foram registrados no sistema do Ministério da Educação (MEC) pela antiga faculdade.

"A FAS se viu numa situação sem nenhuma capacidade de resolver o problema porque a faculdade antiga não tem histórico, não tem notas, nem frequência dos alunos. Assim, a FAS não tem como emitir nenhum documento de forma legal, bem como qualquer faculdade, sem todos esses componentes curriculares. Portanto, não faz sentido dar diploma se o aluno não tem nota e frequência registradas. Isso não é responsabilidade nossa, mas dos antigos proprietários, Caso o aluno, essa pessoa que era intermediária ou os donos da antiga faculdade nos apresentem toda a documentação exigida, não temos problema nenhum em entregar o diploma. Contudo, já verificamos no MEC e não há registro desses alunos" esclarece Caldas acrescentando que as notas e todo histórico acadêmico dos alunos devem ser registrados no sistema do MEC ao fim de caso semestre cursado.

Ele explica que, na prática, sem o registro de vínculo acadêmico na antiga faculdade, é como se os alunos não tivessem cursado a graduação. 

"Sabemos que existem alunos que realmente assistiram aulas e não foram registrados, mas outros acabaram se aproveitando da situação, não assistiram aula e querem o diploma. Estamos recebendo queixa de alunos não só de Beneditinos, mas de outras cidades no Piauí sobre essa mesma faculdade", disse o coordenador. 

Joaquim Caldas acrescenta ainda que, diante a situação, a FAS apresentou como alternativa aos alunos vítimas, a possibilidade de aderirem ao Programa Especial de Acolhimento, através aulas presenciais e EAD, devidamente registradas, com total respeito às leis que regem a educação de nível superior, em obediência total as regras do Ministério da Educação. 

"Esse programa é uma espécie de intensivão de um ano e meio, pelo qual os alunos vão assistir aulas todos os dias como forma de compensar esses quatro anos. Tudo certificado pelo MEC. A FAS pode dar desconto, parcelar, mas o diploma só é entregue se o aluno tiver cursado", pontua Caldas. 

Ele explica que em, fevereiro deste ano, a FAS comprou a estrutura física e autorização de cursos de graduação do Isepro.

"Fora isso, não temos nenhuma relação com a antiga. Contratamos novos e antigos funcionários, modificamos o nome da instituição e coordenação. A FAS é uma faculdade nova no Piauí, mas já existe há mais de dez anos em outros estados nordestinos", finaliza Joaquim Caldas. 

Até esta semana, pelo menos 25 alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física denunciaram ter sido vítimas da faculdade Isepro na cidade de Beneditinos. O suposto golpe ultrapassa R$ 200 mil no pagamento de mensalidades e está sendo investigado pela Polícia Civil do Piauí. 

 

VEJA A NOTA DA FAS NA ÍNTEGRA

A FAS – Faculdade Sucesso, vem a público informar que ao começar suas atividades se deparou, de forma surpreendente, com as situações específicas indicadas na reportagem.Em razão disso, de forma clara, se colocou a disposição para acolher e ofertar o ensino superior de forma plena a todos os alunos, com um Programa Especial de Acolhimento, através aulas presenciais e EAD, devidamente registradas, com total respeito às leis que regem a educação de nível superior, em obediência total as regras do Ministério da Educação. Reitera que não há nenhum ato da IES praticado de forma obscura, havendo dado a pertinente publicidade a todos os atos institucionais praticados, obedecendo aos preceitos e normativos da educação superior, inclusive quanto aos requisitos para as emissões de diplomas. Que não comunga, nem corrobora com qualquer prática que não esteja regida pelas leis e pelas normas do Ministério da Educação. Que até a presente data não houve nenhuma manifestação prestada por seus dirigentes, em virtude de ainda não haver sido formalmente solicitada pelo poder público. Desta forma, reitera seu compromisso de trabalhar com a verdade, mantendo o compromisso de prestar toda e qualquer informação que o poder público venha a requerer conexa e oportunamente. Os contatos institucionais via teleatendimento e e-mail permanecem os mesmos disponibilizados no website da faculdade - https://faculdadesucesso.edu.br/.

Cordialmente,

Setor Jurídico.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais