Cidadeverde.com
Geral

Com medidas mais duras, Piauí atinge o maior índice de isolamento social do país

Imprimir

As medidas rígidas aplicadas pelo governo do Piauí neste fim de semana para incentivar o distanciamento social e tentar barrar a disseminação do coronavírus no Estado tem surtido efeito positivo. 

Dados da startup InLoco mostram que, neste sábado (4), primeiro de restrições mais duras, o Piauí chegou ao índice de 49.6% de isolamento social. É o maior percentual do país.

O governador Wellington Dias agradeceu aos piauienses que têm cumprido as medidas restritivas, mas voltou a fazer um alerta sobre o aumento no número de mortes por coronavírus no Estado.  Esta semana terminou com 169 óbitos, uma alta de 30% em relação a semana anterior, quando foram contabilizados 130 vidas perdidas para a Covid-19.  

Dias se mostrou preocupado com o crescimentos dos óbitos e, novamente, pediu que as pessoas procurem atendimento médico logo nos primeiros sintomas da doença, que são tosse, coriza, febre, perda de paladar, entre outros[veja o vídeo acima].

"Isso nos ajuda a cortar a transmissibilidade do coronavírus. Neste domingo também nos esperamos  um bom resultado e eu estou com uma preocupação. A preocupação é  que tivemos uma elevação  de óbitos mesmo com a queda de transmissibilidade, mesmo com a estabilidade na ocupação de leitos hospitalares até de pacientes que chegam em UTI.  Mas tem  ainda um número significativo de pessoas que adoecem e permanecem sem procurar o médico, ou mesmo quando procuram não aceitam o tratamento precoce  e isso está em maiores óbitos. É importante a gente corrigir. Adoeceu? Procure um médico para começar o tratamento mais cedo", alertou o governador. 

Veja link com dados do coronavírus

Entre as medidas mais restritivas deste fim de semana estão a proibição da abertura de supermercados tanto ontem como neste domingo (5) e a suspensão do serviço de transporte intermunicipal de passageiros na modalidade rodoviário. O objetivo do governo é "cortar a transmissibilidade do vírus".

O índice maior de isolamento social pode resultar na diminuição do contágio do coronavírus e, assim, possibilitar que o Comitê Emergencial decida as etapas de flexibilização do retorno gradual da economia. 

A expectativa é que nesta segunda-feira (6) os setores da construção civil, clínicas médicas e agropecuário possam ser autorizados a retomar as atividades desde que cumpram os protocolos específicos estabelecidos pelo ProPiauí.  

Teresina 
Teresina também atingiu um nível positivo de distanciamento social neste sábado (4). Segundo a startup InLoco,  capital registrou 53,10% de isolamento.

No sábado passado (26) o índice foi de 50,3%.

"O índice de agora foi melhor que o do sábado passado e chegou a ser melhor que o do Piauí como um todo", observa Eduardo Aguiar, analisa de Sistema da prefeitura de Teresina.

Neste domingo só podem funcionar em Teresina apenas farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação e situações comprovadas de urgências e emergências.

Os dados de isolamento social são levantados através de geoferenciamento, por meio dos smartphones da população e dados das operadoras. 

 

 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Imprimir