Cidadeverde.com

Professores da rede pública e privada poderão se vacinar contra influenza em Drive Thru

Imprimir

Foto: Ascom/FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com o Centro Universitário UNINOVAFAPI, realizará na próxima quarta-feira, dia 8 de julho, a vacinação contra a gripe em professores da rede pública e privada através de posto Drive Thru. Os interessados devem comparecer levando contracheque, carteira de trabalho ou crachá, de 8h às 17h, na entrada principal da faculdade. Em 2020, a vacina da gripe protege contra três vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B. O objetivo da vacinação é evitar ou diminuir o número de internações e mortes por infecções primárias e secundárias.

“A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. Seu agravamento pode levar à morte, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, como crianças menores de 6 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A imunização dos grupos prioritários contra a influenza é importante porque a doença pode levar à complicações como a pneumonia, causada pelo próprio vírus ou por infecção bacteriana oportunista”, ressalta Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Para amanhã, dia 7 de julho, o serviço de Drive Thru para vacinação será exclusiva para os professores da AESPI/UNIFAPI, que solicitou doses para a FMS e organizou logística de aplicação nos seus professores no horário de 9h às 17h.

Para atingir a cobertura vacinal, a Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada e segue até acabar as doses nas salas de vacina de 65 Unidades Básicas de Saúde, além do Hospital Infantil Lucídio Portela e Centro de Saúde Lineu Araújo. “Precisamos que os responsáveis levem as crianças para as unidades de saúde para vacinar. O vírus H1N1, que a vacina protege, também mata. Podemos perceber ainda uma baixa procura de outros grupos, além das crianças, como gestantes e puérperas. Essas pessoas também precisam se vacinar”, explica Amariles Borba.

O Ministério da Saúde recomenda alguns cuidados para evitar o contágio da Influenza: ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável. Evitar locais com aglomeração de pessoas. Evitar o contato direto com pessoas doentes. Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Em caso de adoecimento, procurar assistência médica. Não usar medicamentos sem orientação médica.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais