Cidadeverde.com

Cinco motivos para consumir alimentos orgânicos

Imprimir

Inserir alimentos orgânicos na dieta do dia a dia é uma prática recomendada pelos nutricionistas. Isso porque eles são livres de produtos químicos e fertilizantes. Consumi-los, portanto, ajuda a proteger a saúde, fortalecendo o organismo.

Frutas, legumes e verduras orgânicas são cultivadas sem o auxílio de determinados agrotóxicos prejudiciais, que podem causar problemas como: reações alérgicas, distúrbios hormonais e neurológicos, infertilidade, entre outros

Benefícios

O manejo do solo e o combate a fungos de forma natural favorecem a manutenção e o desenvolvimento de microrganismos. Essa prática garante a saúde do solo que, consequentemente, produz alimentos saudáveis, com mais vitalidade e sabor.

É importante destacar que a agricultura orgânica protege a qualidade da água e do solo, uma vez que não há uso de produtos químicos. Um dos pilares dessa prática agrícola é respeitar a natureza, criando ecossistemas saudáveis. Além disso, melhora a qualidade de vida no campo, contribuindo com os pequenos produtores.

Certificação

Mas como saber se o alimento é realmente orgânico? Produtores orgânicos possuem uma certificação que recebe a chancela do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Isso garante a qualidade dos alimentos desde a produção até a comercialização. Um exemplo é o certificado do Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural (IBD).

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais