Cidadeverde.com

Governo divulgará "mapa de risco" para monitorar reabertura das atividades

Imprimir

O secretário do Governo, Osmar Junior, anunciou que o Piauí terá um Mapa Epidemiológico para melhor traçar a presença da Covid-19 no estado. Esse mapa irá apontar com base nos dados de cada município o nível de risco para a contaminação do novo coronavírus. 

Osmar Junior acrescenta que o Governo do Estado publicará regularmente, a cada sete dias, esse Mapa Epidemiológico, que será um mapa de risco, "onde cada região será classificada por risco alto, médio e baixo. A condução desse calendário (de reabertura) está condicionada também a esse mapa". 

"As medidas de isolamento social continuem vigente. Nós entramos em uma nova etapa onde elas serão paulatinamente relaxadas. Esse relaxamento se dará com base no Mapa Epidemiológico, ou seja, no grau de contágio que existe na sociedade, e em segundo lugar se  na capacidade de atendimento médico hospitalar".

O Governo do Estado, segundo Osmar Júnior, estabalece um calendário para todo o estado, para todos os 224 municípios. Cada municípios, através da sua administração municipal, fará as devidas adequações. "Digo isso porque nós temos realidades distintas dentro do estado: umas onde o nível de contaminação é maior e outras menor. Portanto, nós deveremos ter tratramentos diferenciados em cada região". 

"A sequencia de setores é concomitante à aprensetação dos protocolos. Nós não vamos ter uma reabertura plena das atividades. Cada setor que iniciou o seu trabalho é feito de acordo com o protocolo geral".

As datas de reabertura propostas pelo Governo do Estado servirá como base para a reabertura de cada prefeitura municipal. "Desde o início o governador Wellington Dias tem tentando trabalhar em comum acordo com todos, destacando a participação dos poderes legislativo, judiciário, do Ministério Público do Estado, Defensoria Pública, de outros órgãos federais, e das Prefeituras. A APPM também está presente bem como a OAB". 

"Nós sempre buscaremos ter uma ação sempre conjunta, mas não poderemos esquecer que a Constituição possui competências para a União, municípios". Cada um tem sua competência e sua responsabilidade. 

Osmar junior ressalta que a ocupação de leitos é apenas um dos sinais que irá nortear a reabertura das atividades economicas nas próximas fases. "A nossa taxa está estável. Isso está associado ao nível de transmissibilidade da doença. Agora, nós estamos em uma tendência de queda da contaminação. Isso não quer dizer que não possa haver mudanças. O Mapa Epidemiológico vai demonstrar o nível de contágio".

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais