Cidadeverde.com

Oito hospitais de Teresina estão com mais de 80% dos leitos de UTIs ocupados

Imprimir

Fotos: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

O mais recente boletim da situação dos leitos hospitalares divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) revela que pelo menos oito hospitais de Teresina estão com os leitos de UTI Covid com mais de 80% de ocupação. 

No Hospital Geral do Monte Castelo, da prefeitura de Teresina, a ocupação nas UTIs chegou a 100%. Lá, a situação de vagas em leitos clínicos também é preocupante e está em 97.7%. 

O segundo hospital com maior taxa de ocupação de UTI Covid é o Hospital Universitário da Ufpi, onde 96.7% dos leitos de Terapia Intensiva estão ocupados. Quantos ao leitos clínicos da unidade hospitalar, 88,2% já possuem pacientes internados. 

Os outros hospitais de Teresina com mais de 80% de ocupação nas UTIs são: Hospital São Marcos [ 86,7%] e [86,8% dos clínicos],Hospital Prontomed, com 86,7% das vagas contratadas pelo Estado ocupadas e Hospital São Paulo, com 83% de UTIs ocupadas e 100% dos clínicos lotados. 

No Hospital de Urgência de Teresina a ocupação das UTIs Covid está em 87,5%. Ontem (8) foi inaugurado o hospital de campanha anexo ao HUT. A unidade de saúde é a primeira totalmente equipada com leitos de UTIs para casos graves de Covid-19 e já está recebendo pacientes. 

A taxa de ocupação no Hospital da Polícia Militar também é alta. Do total de sete leitos de UTI, seis estão ocupados, representando um percentual de 85,7% de lotação. 

No Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella a taxa de ocupação nos leitos de Terapia Intensiva é de 82,4%. 14 das 17 vagas disponíveis nas UTIs estão ocupadas. 

Ainda de acordo com o Boletim da Sesapi, 77,3% das UTIs Covid da capital estão ocupadas. Teresina já registrou 10885 casos confirmados de Covid-19 e 495 mortes. 

Norte do Piauí 

Na região Norte do Estado a ocupação dos leitos de UTI também é crítica. No Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, 68% das vagas de Terapia Intensiva estão ocupadas. 

No Hospital Nossa Senhora de Fátima, também em Parnaíba, a ocupação nas UTIs está em 62,5%. Os leitos clínicos da unidade hospitalar estão 90.5% ocupados. 

Parnaíba já registrou 76 mortes por Covid-19 e 3802 casos confirmados da doença. 

Na cidade de Barras, no Hospital Regional Leônidas Melo, 80% dos leitos clínicos estão ocupados. A cidade já registrou 20 mortes por coronavírus. 
 
A ocupação das UTI de Piripiri também chama atenção. Lá metade dos leitos de terapia intensiva possuem pacientes. Nove pessoas perderam a vida na cidade vítimas do coronavírus. 

Em todo Piauí foram registrados 884 óbitos e 29.745 infecções pelo coronavírus desde março. 

Veja o boletim aqui


Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais