Cidadeverde.com

Vídeo: rodoviais estaduais continuam em situação precária no Sul do Piauí

Imprimir

As imagens do vídeo acima revelam a triste realidade de muitas rodoviais estaduais. A exemplo, tem-se a PI-143 entre os municípios de Conceição do Canindé e Jacobina, no semiárido piauiense. São 60km de asfalto e estrutura precária, com buracos em toda a extensão da estrada. Esse é o principal caminho para a escoação de frutas e hortaliças colhidas em projetos implantados na região.

Também no Sul do Piauí, mas na região dos Cerrados, a PI-392 é outra que precisa de reparos urgentes. Por ela, diariamente passam de 250 a 300 carretas transportando grãos, principalmente soja e milho.   O trecho mais complicado liga fazendas dos municípios de Bom Jesus, Currais e Baixa Grande do Ribeiro. 

O Governo do Piauí iniciou os serviços de recuperação dessa estrada, no pior trecho, 16km de Baixa Grande do Ribeiro e os projetos produtivos.  Até usina de asfalto foi implantada na região.

O vereador de Baixa Grande do Ribeiro, Hilton Martins, relata a situação da estrada na região. "Dessa vez, criou-se uma expectativa maior pelo fim dessa novela por terem feito a instalação dessa usina de asfalto, no qual apareceu apenas a raspagem de uns 10 km feito com modelo niveladora. Esses 10 km já estão danificadas devido o grande fluxo do tráfego  de caminhões que escoa a soja de toda a Serra Grande".

Já o diretor de engenharia do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Severo Eulálio, informou por meio de mensagem que o Estado está intervindo na região Sul, importante para a escoação de grãos.  

O diretor elencou alguns serviços, como a recuperação do revestimento primário da  PI-397, que é da Transcerrados, um trecho de 80 km.  Segundo o DER, esse trecho está  sofrendo uma ação emergencial dentro das condições de trafegabilidade.   Outros 90 km já estão asfaltados.

Em relação a PI-392, o DER informa que ela foi castigada pelo período chuvoso e que uma patrulha do órgão atua na região para dar condições de trafegabilidade e de revestimento primário. Além disso, já há um projeto que falta apenas alguns ajustes para asfaltar parte dos quilometros que dão acesso a Baixa Grande do Ribeiro.  

O Governo do Estado também busca uma linha de crédito aprovada na Asssembleia Legislativa do Piauí, mas dependendo de contratação pelo Banco Regional de Brasília (BRB). 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais