Cidadeverde.com

Ex-deputado estadual Juraci Leite morre aos 88 anos vítima da covid-19

Imprimir

Fotos: Ascom/Alepi

Morreu nesta segunda-feira (13), em Teresina, o ex-deputado estadual Juraci Leite. Ele estava internado no Hospital São Marcos onde realizada há dez dias tratamento contra a covid-19. O ex-parlamentar tinha 88 anos e exerceu oito mandatos no Legislativo. A esposa dele, Jandira Leite, faleceu no mês passado. O governo do estado e a prefeitura de Teresina decretaram luta de três dias. 

Natural de Pedro II, Juraci Leite se formou em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará.  Foi professor do Instituto Federal do Piauí e da Universidade Federal do Piauí, além de diretor do Colégio Estadual Zacarias de Góis, o Liceu Piauiense. Ele completaria 89 anos no dia 24 de setembro.

Segundo o deputado estadual Wilson Brandão, que também é de Pedro II, o ex-parlamentar chegou a ser entubado ontem, mas não resistiu e veio a falecer nesta segunda. O deputado lamentou a morte do amigo.

"Deixa uma grande lacuna na política do Piauí. Foi um grande deputado. Priorizava a suas bases e tinha uma atenção especial pelos amigos", afirmou.

Na política, Juraci Leite se elegeu deputado estadual em 1982 pelo extinto PDS. Foi reeleito no pleito seguinte já pelo antigo PFL. O ex-deputado se elegeu ainda em 1994, 1998, 2002 e 2006.

Filiado ao DEM foi novamente reeleito em 2010, deixando a sigla posteriormente e migrando para o PSD. Em 2014, o então parlamentar desistiu de disputar novamente uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí, casa ontem ocupou o cargo máximo de presidente.

O velório ocorreu de forma restrita só para os familiares, devido a pandemia. O sepultando acontecerá, às 18h30, no Jardim da Ressurreição. 

No dia 22 de dezembro de 2014, a Alepi homenageou Juraci Leite no seu último dia de mandato. Em seu discurso, falou de seus estudos no colégio Diocesano, depois em São Luis e por último em Fortaleza, onde contou com o apoio de seu padrinho, Tertuliano Brandão. O deputado disse que, já formado em odontologia, foi trabalhar inicialmente em Piripiri, onde ficou apenas por três meses, mudando-se para Batalha. Foram 28 anos na profissão e 32 como deputado estadual. 

A Alepi lamentou a morte de Juraci Leite e decretou luto oficial por 3 dias.

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, deputados e servidores, lamentam, com profundo pesar, o falecimento do ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Juraci Leite, ocorrido na tarde desta segunda-feira (13),no Hospital São Marcos, Teresina. Juraci tinha 88 anos e estava se tratando da Covid-19, mas não resistiu. Neste momento de pesar, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí se solidariza com a família e aos amigos de Juraci Leite, declarando luto oficial de três dias.

Veja nota do Governo do Piauí

O Governo do Estado do Piauí lamenta o falecimento do ex-deputado estadual Juraci Leite, nesta segunda-feira (13). Juraci nasceu em Pedro II e era formado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará. Foi professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de diretor do Colégio Estadual Zacarias de Góis, o Liceu Piauiense.

O ex-parlamentar tinha 88 anos e exerceu oito mandatos na Assembleia Legislativa.

Neste momento de dor, em nome dos piauienses, o Governo do Piauí se solidariza com os familiares e amigos de Juraci Leite.

A Prefeitura de Teresina também lamenta o falecimento do ex-deputado estadual Juraci Leite.

Na Assembleia Legislativa do Piauí, Juraci Leite exerceu oito mandatos consecutivos como deputado estadual onde chegou a ser Presidente. Formado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará, também foi médico do antigo Instituto de Assistência e Previdência dos Servidores do Estado (IPASE) e professor da Escola Técnica Federal do Piauí. Sua atuação também foi marcada no magistério onde foi Diretor do Colégio Eurípedes Aguiar e do Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense) e professor da Universidade Federal do Piauí.

A Prefeitura de Teresina manifesta seu profundo pesar e solidariedade para os familiares e amigos.

Nota de pesar da Ufpi


A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí, o Centro de Ciências da Saúde e o Curso de odontologia comunicam e lamentam o falecimento do Deputado Juraci Leite, professor aposentado de odontopediatria e clínica odontológica da UFPI.
A UFPI e toda comunidade universitária externa as condolências e solidariedade aos familiares e amigos neste momento tão triste.

 

Juraci fala sobre desistência de candidatura em 2014

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais