Cidadeverde.com

Acidentes com crianças e idosos aumentam durante isolamento social

Imprimir

O médico cirurgião plástico Antônio de Deus fez um alerta sobre o aumento no número de acidentes domésticos durante o período de isolamento social em Teresina. 

Com as pessoas ficando mais tempo em casa,  as estatísticas de acidentes domésticos estão crescentes. As maiores vítimas são crianças e idosos. O médico  faz um apelo para que pais ou responsáveis tenham atenção redobrada para evitá-los. 

Em crianças os maiores acidentes são queimaduras ou colisão em quinas de móveis. O médico conta que, nos últimos dias, chegou seis crianças que bateram em móveis e tiveram de ser suturadas. 

"Acidente com quina é um acidente evitável", alerta o médico, que orienta o uso de protetores de silicone para minimizar a possibilidade de acidentes nos móveis. 

O médico Antonio de Deus destaca, ainda, que  crianças estão sendo muito acometidas por queimaduras, devido ao uso exagerado álcool. 

"O álcool é super importante, mas tem que ser usado com sabedoria. Então o uso exagerado, muita gente na cozinha, cabo de panela pra fora do fogão.Tudo isso facilita acidentes.  O melhor cuidado é ter cuidado para não ter o acidente. Porque um acidente como esse dura uma fração de segundo mas a consequência pode ser para a vida inteira ", observa o médico.

Sobre o acidente de idosos, o médico alerta que as pessoas mais velhas estão sofrendo muitos acidentes em superfícies molhadas, como banheiros.O cirurgião orienta uso de tapetes ou pisos antiderrapante. 

"O idoso tem uma estrutura óssea mais frágil. Então é muito mais fácil um idoso ter uma fratura. Então o idoso que tem uma fratura no fêmur, por exemplo, nosso grande osso da perna, ele vai ter que ser internado. Se precisar de cirurgia, vai ser operado e ficar meses sem caminhar. Imagina o que acontece com um idosos meses sem caminhar dentro de um hospital. Ele está sujeito a pegar  uma infecção e outras coisas que nem são relacionadas com essa queda. Então se você evitar o disparo, o gatilho que gerou essa internação você vai ter uma condição de saúde muito melhor para o idoso", explica o médico. 

 

Izabella Pimentel
Com informações do Jornal do Piauí
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais