Cidadeverde.com

Saiba os cuidados necessários para evitar as varizes

Imprimir

Varizes e vasinhos aparentes nas pernas incomodam boa parte das mulheres, independentemente da idade. Apesar dos cuidados necessários, muitas ainda questionam quando o assunto são as indesejáveis veias aparentes e de cor azulada: é preciso deixar o salto alto guardado no armário? O uso desses calçados pode piorar a situação?

O problema das varizes atinge sete em cada 10 brasileiros, de acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Entre as mulheres, a incidência pode ser até três vezes maior, na comparação com os homens. Isso por causa dos fatores hormonais.

Salto alto

Especialistas afirmam que ainda não há evidências científicas para comprovar que o salto alto causa varizes. Apesar disso, é importante saber que o uso diário por um tempo prolongado pode dificultar a circulação sanguínea nas pernas. Isso facilita o surgimento de sintomas como dor e queimação na região.

Dessa forma, evite usar salto alto todos os dias. O ideal é intercalar com a utilização de sapatos baixos durante a semana, como sapatilha, rasteirinhas e tênis. A dica é simples: priorize o conforto durante o dia a dia.

Cuidados

Outros cuidados são necessários para prevenir as varizes. O sedentarismo é um fator que favorece o aparecimento do problema. Por isso, é recomendada a prática periódica de atividade física, além da manutenção de uma dieta equilibrada.

Evite também permanecer na mesma posição por um longo período. No trabalho, por exemplo, promova algumas pausas, levante-se e caminhe um pouco pelo ambiente. É importante destacar que cremes não consegue amenizar as varizes.

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais