Cidadeverde.com

Enduro do Corisco começa com dia duro e difícil em Teresina

Imprimir
Fotos: Fábio Lima/Cidadeverde.com


Quem disputou o Enduro do Corisco em 2008 pode não ter se surpreendido com alguns pontos da trilha no primeiro dia de provas, disputado neste sábado (14) entre Altos e Teresina. Trechos como um vale íngrime e a subida do ombro foram aproveitados no ano passado e revisitados hoje. A diferença é que o trajeto mudou, e o que era subida, virou descida, e vice-versa. E tudo igualmente difícil para os pilotos que iniciaram a busca pelo título de 2009.

Ainda nas primeiras horas de prova, só os principais pilotos passaram pelo vale com cerca de 200 metros de subida íngrime, cheia de pedras soltas por conta das chuvas. Na categoria Sênior, Constantino, de Caxias/MA, foi o primeiro a parar no local, que exige muito esforço físico e habilidade do competidor. Alguns mais empolgados, como o piauiense Pedro Emílio, chegou a ficar irritado por não conseguir superar o obstáculo com rapidez.

No mesmo vale, alguns desistiram da prova. "Está difícil até para subir a pé", disse Aislan Abreu, que veio de Floriano, após passar alguns minutos sentado tentando recuperar as forças. Outro da categoria Novato, Robson Neres, disse que o congestionamento o atrapalhou no trecho, que não era tão difícil assim, mas precisava ser superado rapidamente para desgastar menos o competidor. Os dois receberam ajuda de outros pilotos para concluir a subida.

O trecho não foi o único que deu trabalho nos 140 quilômetros de prova. Um competidor da categoria Estreante chegou a pular da sua moto ao cair na agora "descida do ombro", apelidada assim por dar problema aos pilotos nessa parte do corpo. Foram poucos os acidentes, e ninguém ficou ferido. Mas alguns momentos de esforço chegam a impressionar quem não está acostumado a acompanhar enduros.

Eles mal esperavam pelo "chorinho". A subida cheia de pedras foi assim apelidada porque seria o local onde todos "choram" para passar com sua moto. Só os másteres como Sandro Hoffmann, Dário Júlio, Helândio Onofre, e Jomar Grecco superaram a barreira. Depois da chegada dos primeiros sêniores, o caminho ficou fechado e muitos desistiram de passar. Vários perderam o posto de controle (PC) e terão muitos pontos negativos no somatório geral.

Bicampeão brasileiro, Dário Júlio pode ter sido o principal prejudicado do dia, mas por outro motivo. Ele teria errado a planilha e perdido um PC e deve ter vários pontos descontados. Outros pilotos se atrasaram por conta da falta de energia e combustível no neutralizado em Altos.

O resultado da etapa sai até o final do dia, e a competição será retomada às 8h de domingo, com mais 160 quilômetros válidos pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade para motos e quadriciclos.

Fábio Lima
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: