Cidadeverde.com

Dona do Magazine Luiza dá conselhos a empresários e fala das lições na pandemia

Imprimir

A empresária  Luiza Helena Trajano que comanda a Magazine Luiza, uma das maiores redes de lojas de varejo do Brasil, concedeu entrevista ao programa Cidade Viva, apresentado pelo jornalista Laércio Andrade, na TV Cidade Verde. Sobre a carreira de sucesso, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, ela conta como consegue vender tanto, aconselha os empresários a não colocarem a culpa no vírus pela crise financeira e diz que é preciso uma autoavaliação. 

"Aproveita esse momento para poder avaliar os que estão bem, os que estão mais ou menos, três coisas que fizeram e não deveriam ter feito, três que não fizeram e deveriam ter feito e que deveriam continuar fazendo. O momento é de muito aprendizado e para que a gente sai desse momento,  tão difícil, um pouco melhor, ter esse aprendizado é muito importante, mas querer aprender não é so colocar culpa no vírus. Por que será que eu estava sem capital de giro? por que eu estava tão descrente do digital? será que fiquei com medo porque falaram que as lojas físicas iam acabar? falaram isso também para o Magazine Luiza a vida inteira e o Magazine Luiza acreditou, acreditou, acreditou que loja física não ia acabar, mas que a gente precisava ser digital", aconselha a empresária.

Ela brinca que foi uma "CEO de crise", mas revela que nada se compara ao atual momento de pandemia. 

"Crise do Collor, crise do apagão, o pessoal espirrava lá fora e gente ia para a UTI, mas nada parecido com a pandemia da Covid-19. Acho que essa crise pegou primeiro a nossa incompetência de ninguém poder descobrir que isso poderia acontecer. Parece que as unidades de saúde do Brasil e do mundo inteiro começaram a descobrir quando a Itália ficou ruim em janeiro. Segundo, pegou nossa impotência. Acho que incompetência e impotência dá uma baixa muito grande. Temos um único inimigo que se chama vírus que com ele a gente não negocia, não pode matar , não pode fazer nada porque não tem conversa. E pegou a saúde que acho que é uma das coisas mais importantes que nós temos na vida e a economia num país onde você depende totalmente do emprego para se desenvolver", disse Trajano. 

A empresária disse que um dos primeiros passos, diante da pandemia, foi reconhecer que a situação era difícil e não existe "receita".

"Ninguém sabia mexer com isso. Não tem políticos, a medicina não sabia, os empresários, o povo, cientistas não sabiam. Isso deu pra mim uma capacidade de me abrir todos os dias para aprender. Quando via alguém soltando receita [...] eu dizia pra escrever um livro porque se desse certo, a pessoa ia ficar milionária porque ninguém sabe o que vai acontecer", disse a empresária

Sobre a recuperação das empresas, a dona da Magazine Luiza acredita que, no primeiro momento, vai se dar melhor na pós-pandemia que souber lidar com a crise, independente do porte do negócio. 

"Quem conseguiu tirar dinheiro, se capitalizar um pouquinho, atacar a venda. Estamos vendendo mais que ano passado. Em maio tivemos 100% das lojas fechadas e vendemos 46% a mais que o mercado. Quem não fez vai ter que correr, pois o digital é uma realidade", disse a empresária que destacou que "o digital é uma cultura para simplificar e chegar mais rápido".

"Você pode criar um WhatsApp pequenininho só para falar com seus clientes, só para oferecer coisas. Aí vai crescendo, vai criando o site", aconselha Trajano. 

Ela ressaltou a importância também de investimentos da União em situações de catástrofes."Se não puser, não tem PIB, não tem déficit público, não tem nada", reitera.

À TV Cidade Verde, a empresária destacou ainda o programa "não demita", o 'parcerio Magalu' [que tem 40 mil pessoas vendendo todos os dias] . Em Franca-SP, a rede admitiu 300 novos funcionários só na semana passada. 

"Tento ajudar, a cada dia, o máximo que posso", disse a dona do Magazine Luiza. 

ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais