Cidadeverde.com

No Dia Nacional do Futebol, o adeus ao repórter Aluízio de Castro

Imprimir
  • aluiziu_03,1.jpg Acervo Dídimo de Castro
  • aluiziu_02,1.jpg Acervo Dídimo de Castro
  • aluiziu_01,1.jpg Acervo Dídimo de Castro
  • aluiziu_04,1.jpg Acervo Dídimo de Castro
  • aluiziu_05,1.jpg Acervo Dídimo de Castro
  • aluiziu_07,1.jpg Acervo Dídimo de Castro
  • aluiziu_06,1.jpg Acervo Dídimo de Castro

O Dia Nacional do Futebol é comemorado em 19 de julho, em homenagem ao Sport Rio Grande, o clube mais antigo do Brasil. Exatamente na data do futebol faleceu o irmão, amigo e repórter esportivo de longa atuação no rádio piauiense. 

Aluízio de Castro iria completar 75 anos em 12 de setembro e foi vítima de insuficiência cardíaca, na cidade de Batalha, onde morava, desde que encerrou a sua participação na famosa equipe dos TITULARES DO ESPORTE NO RÁDIO, na Rádio Pioneira, que durou perto de 30 anos. 

Formou uma dupla de repórteres consagrada com Galego na fase de ouro do futebol e do rádio piauiense. Durante anos apresentou com muíto sucesso o programa Viva o Esporte, a primeira atração esportiva da cidade.
 
Várias vezes esteve em ação trabalhando como repórter em diferentes pontos do Brasil, valendo destacar as seguintes coberturas:

- Em Manaus, no Amazonas, com Valdir Araújo, em jogo do Tiradentes pelo Campeonato Nacional.

- Em Belém do Pará, também em jogo do Campeonato Nacional.

- Várias vezes em São Luís do Maranhão em jogos da Copa do Brasil, Torneio Piauí-Maranhão, Campeonato Nacional.

- Em Natal, Rio Grande do Norte, em competições também nacionais.

- Em Belo Horizonte fazendo a reportagem do jogo Tiradentes 0 x 0 América Mineiro pelo Campeonato Nacional, com Dídimo e Carlos Said.

- Em São José dos Campos-SP com a delegação do Flamengo do Piauí.

- Em São Paulo, no Estádio do Pacaembu, em reportagem do jogo Flamengo-PI 0 x 3 Corinthians.

- No Rio de Janeiro, no jogo Flamengo 2 x 2 Vasco da Gama, pelo Campeonato Nacional com Dídimo e Carlos Said.

- Em Brasília fazendo cobertura de competição nacional de esporte amador.

ALUÍZIO E PELÉ

- Em Fortaleza fazendo a cobertura do jogo Ceará 0 x 0 Santos pelo Campeonato Nacional. Na oportunidade realizou a única entrevista de Pelé para o rádio piauiense. Em uma das fotos, Aluísio de Castro entrevista o lateral Rildo, do Santos e da Seleção Brasileira, no jogo de Pelé em Fortaleza.

TOSTÃO EM TERESINA

Quando da construção do Estádio Albertão estava marcado um jogo do Santos em Teresina, com Pelé. E como Pelé não veio, o Governador Alberto Silva mandou cancelar o jogo e contratar o Cruzeiro de Tostão. 

Como havia dúvida, por questões políticas da época, o Coronel Renato Lopes, Presidente da Federação, pediu a Aluísio de Castro que fosse ao encontro da delegação mineira em São Luís-MA.

Aluízio foi lá e transmitiu os boletins do embarque de Tostão & Cia. para Teresina. Aluízio guardou a fota do desembarque no Aeroporto da capital piauiense ao lado de Tostão.

ALUÍZIO E ALBERTO SILVA

Quando da campanha no início dos anos setenta pela construção do Albertão, Aluízio de Castro, sempre que o Governador comparecia ao Estádio Lindolfo Monteiro, tinha na ponta da lingua a pergunta "Governador e o Albertão vai sair mesmo".

ALUÍZIO E O PIAUIZÃO VIBRANTE

A consagrada expressão PIAUIZÃO VIBRANTE foi criada por Aluízio de Castro na gloriosa jornada do tetracampeonato nos de 66, 67, 68  e 69.

ATUAÇÃO JORNAIS, INCLUSIVE EM O GLOBO

Em Teresina trabalhou no setor esportivo e como revisor nos jornais O Estado e O Dia. Foi Correspondente do Jornal O Globo do Rio de Janeiro no período do Tiradentes no Campeonato Nacional.

FAZENDO RÁDIO EM BATALHA

Na cidade de Batalha, após a aposentadoria em Teresina, comandou o programa de jornalismo da Rádio Vitória, até que a emissora encerrou as atividades, à espera da mudança para FM, que ainda não aconteceu.

CORRESPONDENTE DO MICROFONE ABERTO

Durante anos atuou como Correspondente do programa Microfone Aberto, transmitindo para Teresina, notícias diárias de várias cidades da região. Quando o programa saiu do ar, continuou o seu trabalho somente na área esportiva.

AGRADECIMENTOS

Eu e minha família agradecemos a solidariedade recebida de tantos amigos e parentes em Batalha, inclusive da Banda de Música Mestre Fabiano, com a música Amigos para Sempre, e de seus ex-colegas da Rádio Vitória, à frente de todos o brilhante maestro e professor de música Lima Neto. A empresa funerária da cidade foi mais um exemplo de competência e organização.

Igualmente agradecemos as inúmeras manifestações de solidaridade que recebemos através de ligações telefônicas e mensagens que recebemos de parentes, colegas de imprensa e amigos de um modo geral aqui em Teresina e de outras cidades.

FOTOS

Nas fotos temos Aluízio de Castro homenageado com o troféu Carlos Said, cumprimentado por Dom Avelar Brandão Vilela,entrevistando João Claudino, Joel, Paulo Paraibano e Rildo; em São Luís ao lado de Valdir Araújo, Carlos Said, Guioberto Alves e outros companheiros de imprensa.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais