Cidadeverde.com

Com anemia falciforme, menino aguarda transfusão há 15 dias

Imprimir

A Associação dos Portadores de Anemia Falciforme do Piauí afirma que os baixos estoques de sangues A- e O-  no Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemopi) tem colocado em risco a vida de quem sofre  com a doença no Estado.

Um menino de 11 anos de idade, diagnosticado com anemia falciforme, está há 15 dias aguardando transfusão sanguínea. Mensalmente, o pequeno Ramon, que mora em Avelino Lopes, viaja 819 Km, para receber a bolsa de sangue em Teresina.  No entanto, desta vez, a mãe dele,  a lavradora  Jeanes Hermelina,  está aflita sem saber se o filho vai conseguir fazer o procedimento. 

Com taxa de hemoglobina alterada, o menino tem sentido dores, não se alimenta direito e está febril. Com a imunidade baixa, a família diz que teme buscar um hospital  neste momento de pandemia de coronavírus. 

A anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue.  Na casa de uma amiga durante esses 15 dias, Jeanes e o filho aguardam a transfusão para poderem voltar para Avelino Lopes.

"Todo mês a gente vem porque na minha cidade não faz. Estamos todo esse tempo aqui e aí eu tive que pedir ajuda da associação.  Meu filho está sentindo dor. O sangue dele é A- e não estão encontrando", conta Jeanes Hermelina. 

Desde o início da pandemia de Covid-19 o estoque de sangue no Hemopi diminuiu. Por causa das medidas de isolamento social e o medo de contrair a doença afastou doadores do Centro. 

 O Hemopi informou que, com a diminuição das doações, os tipos sanguíneos negativos, que são mais raros, sofrem o maior impacto no estoque. O Centro de Hematologia assegura que não há sangue em falta, mas faz um apelo para atrair mais doares. Nos últimos meses as doações caíram em média 50%.  

Foto:Roberta Aline

Critérios
Os requisitos básico para doar sangue é estar com bom estado de saúde e:

  • Pesar mais de 50 Kg
  • Ter idade entre 18 a 69. Menores de idade precisam de termo de autorização
  • Apresentar documento com foto 
  •  Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira. Na manhã o horário de funcionamento é de 8h às 12h e à tarde de 13h às 17h.
As doações acontecem sem agendamento. Mas, quem ainda assim quiser agendar, pode entrar em contato com os bancos de sangue dos Estado através dos telefones:

Teresina 86 98894-6614
Parnaíba 86 9 8894-7159
Picos 89 98801-1717
Floriano 89 98801-1984 

Ampliada às 19h13
No início da noite, o Hemopi divulgou a seguinte nota:

"O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) esclarece que tem feito o possível para atender a demanda por sangue no Estado, no entanto, é preciso frisar que, por conta da pandemia, houve uma diminuição de 50% no número de doações de sangue. 

Foram feitas parcerias com aplicativos de mobilidade, campanhas com a Unidade Móvel de Coleta de Sangue, reforço de campanhas internas com igrejas, escolas, militares, empresas e sociedade civil. As medidas de biossegurança foram  reforçadas com a implantação de uma Cabine de Higienização Individual e todas as 4 unidades de Coleta - Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano - foram sanitizadas.  Além disso, o hemocentro disponibilizou aos doadores a possibilidade de agendamento das doações para evitar ainda mais aglomerações e reduzir o tempo de permanência dentro de suas instalações físicas. 

Existe uma demanda por sangue que é constante, seja nos serviços de urgência e emergência, ou para pacientes que necessitam de transfusões em decorrência de doenças como a anemia falciforme e as neoplasias. 

No caso dos pacientes falcêmicos existe uma peculiaridade que precisa ser observada. Como alguns se submetem a transfusões constantes, podem vir a desenvolver anticorpos específicos, o que dificulta a busca por uma bolsa de sangue. O hemocentro possui um setor que realiza os testes de compatibilidade para garantir que esses pacientes recebam exatamente o sangue do qual precisam, com todas as especificidades. 

O Hemopi reforça que é preciso manter o estoque com todos os tipos sanguíneos disponíveis para atender a demanda diária dos hospitais e pacientes. E pede que as pessoas que estejam saudáveis, sem sintomas de gripe ou resfriado, procurem uma das unidades do Piauí para doar sangue."

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais