Cidadeverde.com

Balé da Cidade de Teresina estreia Morada, uma dança totalmente online

Imprimir

No período de 30 de julho a 02 de agosto, o Balé da Cidade de Teresina lança o Morada, uma experiência em vídeo criada pela artista da dança e coordenadora artística da Companhia, Janaína Lobo. Morada será exibido através da plataforma zoom, às 16h30. 

“Estamos vivendo um momento atípico e todos tivemos de nos adaptar a ele. O Balé da Cidade, mesmo tendo um trabalho que sempre foi voltado para o presencial, não deixou de ensaiar e criar neste período de isolamento social. E o Morada é um possível resultado desse momento, um rastro deixado para o futuro. Ele é um acontecimento em dança criado e performando ao vivo. Toda essa experiência foi pensada para manter o ao vivo, que é tão importante para as artes da presença, como é o caso da dança”, explica Janaína Lobo.

O Morada é uma casa imaginária, construída e mostrada a partir do desnudar da intimidade de cada bailarino, assim como um quebra-cabeça com diversas possibilidades de se montar. É performar o lugar onde sempre vivemos e voltamos, mas nunca foi de fato habitado pela Companhia como possibilidade de criação. Ele é dividido em quatro episódios, como uma série, são eles: “Plantas e Furações”, “Ainda Sonhamos Enquanto Vivemos?”, “Um Vôo Azul” e “Extrapolar as Paredes”. Esses episódios são autônomos, você pode escolher o(s) que pretende ver e todos eles juntos formam um espetáculo expandido. Essa experiência será dançada para o público em plataforma de videochamada nos  dias 30 de julho a 2 de agosto, um episódio por dia.

Os ingressos já estão disponíveis no Sympla e, ao comprá-lo, o público estará ajudando os grupos Cultura Solidária e Diverse Grupo, respectivamente, organizações filantrópicas que apoiam artistas e pessoas LGBTQI+ afetados pela pandemia. Link: https://www.sympla.com.br/morada-bale-da-cidade-de-teresina__899427 

“O acesso ao trabalho é via contribuição voluntária. O que for arrecadado com a venda dos ingressos será destinado a instituições filantrópicas voltadas para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade e estão desassistidas e sem renda devido a pandemia. São várias faixas de contribuição que o público escolhe ao adquirir o seu ingresso para o Morada”, diz Janaína.

Sobre a Companhia

O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de dança Contemporânea que vem atuando no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento e aprofundamento da dança piauiense. Vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação compromissada em diferentes ações, como temporadas de apresentações públicas, conversas e formação continuada.

O Balé da Cidade de Teresina conta com 18 bailarinos e é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Tem direção geral de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo e ensaios de Carla Fonseca.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais