Cidadeverde.com

Saldo positivo de empregos em junho indica retomada da economia no PI, diz superintendente

Imprimir

O superintendente regional do Trabalho do Estado do Piauí, Philippe Salha, comenta que os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) referentes ao mês de junho de 2020 revelam uma "grata surpresa" e indicam que o Piauí inicia o processo de retomada da economia. Após meses seguidos com acúmulo de saldo negativo, o estado registrou saldo positivo de empregos em junho. 

"Se a gente analisar os dois meses anteriores. Nós podemos ver que em abril foi gerado 2.394 vagas de emprego, mas foram demitidos 8.561 (trabalhadores), gerando saldo negativo de -6.167 vagas. No mês de maio foram contratadas 2.956 pessoas e foram demitidas 6.505, gerou saldo negativo de -3.549 vagas.  Chegamos em junho, com os números de 5.061 contratações e 4.755 demissões, que gerou o saldo (positivo) de 306 (empregos)", explica Salha.

Salha ressalta que ao fazer uma análise mais profunda dos dados identificou que o setor da economia que mais registrou saldo positivo de emprego foi o da indústria da transformação. 

"A gente fica surpreso porque o segmento que mais gerou (emprego) foi a indústria, em especial a indústria de transformação. Mostra que há uma luz no fim do túnel, que estamos começando, agora, o processo de retomada da economia. A primeira coisa para você trabalhar na economia é produzir, e a produção está na indústria"; 

O superintendente acrescenta que "a construção civil também gerou saldo positivo" no Piauí.

"Em primeiro lugar ficou a indústria, que gerou 920 vagas, saldo positivo. Em compensação, (no comércio) a gente teve um saldo negativo de 318 e em serviços nós tivemos saldo negativo de 436. Na construção civil teve 71 positivos, surpreendente porque estava  fechado e a agricultura/agropecuário gerou 69".

O lado negativo foi na área de serviços, 436 vagas perdidas e, no comércio, com 318 vagas perdidas, diz Salha. 


Arquivo Cidadeverde.com

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais