Cidadeverde.com

Interior do estado já recebeu 258 novos leitos nesta pandemia

Imprimir

Foto: CCOM

O interior do Piauí ganhou mais de 250 leitos nos últimos quatro meses, para ajudar no combate à Covid-19, que já chega a 220 municípios. Já foram instalados, nos hospitais do interior do Piauí, 148 leitos clínicos, 94 unidades de terapia intensiva (UTI) e 16 leitos de estabilização.

No total, as unidades de saúde fora da capital contam com 438 leitos clínicos (214 ocupados), 132 leitos de UTIs (77 ocupados) e 40 leitos de estabilização (05 ocupados). Os investimentos em infraestrutura e pessoal são feitos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e estão possibilitando um tratamento de qualidade a pacientes nas unidades de saúde do interior e regiões. 

“Desde o começo, ainda em janeiro, tivemos um olhar atento para os hospitais do interior, pois sabíamos que o vírus, infelizmente, chegaria a essas regiões. Com isso, buscamos investi em mais leitos clínicos e de UTI, para que os pacientes pudessem fazer o seu tratamento mais próximo de casa, o que estamos conseguindo. Nossa luta agora é por levar mais profissionais de saúde para essas cidades”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

Picos

Uma das unidades de saúde referência para o tratamento da Covid-19, no interior do estado, é Hospital Justino Luz, em Picos, que possui 35 leitos clínicos, 20 leitos de UTI e 02 leitos de estabilização. O hospital, que recebe pacientes de mais de 40 municípios das regiões do Vale do Guaribas e Vale do Canindé, já recuperou 115  infectados pelo coronavírus, que puderam retornar as suas casas após alta médica. 

“O Hospital Justino Luz atende hoje 29 pacientes, que estão nos leitos clínicos e 08 nas unidades de terapia intensiva, conseguimos manter nossos pacientes aqui, sem precisar realizar transferência para a capital, pois contamos com uma estrutura que nos permite realizar um tratamento de qualidade, possibilitando essa proximidade dos internados com sua residência ”, lembra a diretora do hospital, Samara Sá. 

A estrutura do Hospital Justino Luz está ganhando mais incrementos do Governo do Estado, através da Sesapi, e com a ampliação passará a contar com 74 leitos clínicos no setor Covid-19. “Essa é uma preocupação do Governo  através da Secretária de Estado da Saúde, trazer melhorias à infraestrutura do Justino Luz. Até o momento, graças a esses investimentos, não entramos em colapso, houve uma lotação, mas não ficou nenhum paciente sem atendimento”, pontua a diretora.

Floriano

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, é outra unidade de excelência no tratamento da doença, que conta 30 leitos clínicos, para tratar casos mais leves da doença, e 20 leitos de UTI, que disponibilizam tratamento de qualidade aos moradores das regiões dos Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira e Tabuleiro do Alto Parnaíba. Já tiveram alta médica do hospital 72 pacientes, que receberam tratamento para a Covid-19. 

“Na nossa unidade encontram-se 10 pacientes internados nas UTI’s e 15 em leitos clínicos. Infelizmente, desses 20 leitos de UTI, apenas 10 estão ativos, e dos 30 clínicos, 18 estão, pois não conseguimos profissionais de saúde para trabalhar, já que nenhum médico se cadastrou no processo seletivo da Sesapi, porém a secretaria está buscando soluções para esse contratempo. Mas já conseguimos realizar 72 altas médicas no nosso hospital”, lembra o diretor do hospital David Teles.

 

Da Redação
Com informações do governo do estado
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais