Cidadeverde.com

Academia de Ciências do Piauí comemora 18 anos de criação

Imprimir

Foto: arquivo/ACIPI

A Academia de Ciências do Piauí (ACIPI) completa neste domingo (09) 18 anos de sua criação. Em comemoração, uma reunião  foi realizada homenagem ao escritor e ex-presidente da Academia Herculano Moraes.

A iniciativa de sua criação partiu de um grupo de pesquisadores piauienses oriundos das instituições públicas de ensino superior, com personalidade jurídica de direito privado e sem fins econômicos. Sua sede fica localizada na Avenida Miguel Rosa, Centro, Teresina, capital do Estado do Piauí, tornando-se instituição social de utilidade pública pela Lei Estadual nº 6.717 de 22 de outubro de 2015 e pela Lei municipal 4.822, de 20 de outubro de 2015.

Durante a reunição, os membros fizeram avaliações dos avanços realizados ao longo destes anos, além das entregas do site da ACIPI para a comunidade, da revista on line e do cadastro de todos os membros G Suíte do Google. 

O professor e vice-presidente da Academia, Nouga Batista, reitor da Uespi, comenta que “nesses 18 anos a ACIPI tem se edificado como espaço de discussões sobre os impactos da ciência no Piauí, mas também um local de convivência de diferentes saberes que exaltam a razão e a convivência pacífica necessária ao desenvolvimento social”.

Já o Professor Reitor do IFPI e secretário Executivo da ACIPI, Paulo Henrique de Lima, afirma que a "Academia de Ciências, formada por notáveis profissionais de diversas áreas constitui, na sua essência, um local privilegiado. Assim, ao completar 18 anos, a Academia de Ciências do Piauí contribui, e pode contribuir ainda mais, nas discussões e proposições para ajudar no desenvolvimento do Piauí e do Brasil”.

Para o reitor da UFPI, o professor Arimatéa Dantas, que preside a ACIPI, relembra e comemora um fato marcante para o desenvolvimento e a popularização da ciência no Estado, que a criação há 18 da Academia de Ciências do Piauí – ACIPI.

“Comparada com outras academias de ciência do Brasil e do mundo, a ACIPI é ainda muito jovem, mas já está se consolidando como uma instituição, que dentre outras missões cumpre um papel relevante para congregar os cientistas piauienses e fazer a conexão destes com toda a sociedade”, ressaltou.

O reitor Arimatéa Dantas reforça que a ACIPI iniciou em março deste ano uma nova fase com a posse de uma nova diretoria, comprometida com os objetivos da Academia e consciente do dever que tem de avançar na implementação das ações necessárias para que a ACIPI cumpra plenamente sua missão. “Parabéns a todos os que contribuíram e contribuem para a evolução de nossa Academia, vida longa e gloriosa à ACIPI”.

GESTÃO VIVER A ACIPI - ATUAL DIRETORIA

1 - José Arimatéia Dantas Lopes (Reitor da UFPI) – presidente da ACIPI
2- Nouga Cardoso Batista (Reitor da UESPI) – Vice-presidente da ACIPI
3 - Paulo Henrique Gomes de Lima (Reitor do IFPI) Secretário executivo da ACIPI
4 - Valdeci Cavalcante de Sousa- Secretário Geral
5 - João Xavier da Cruz Neto - tesoureiro
6 - Valdira de Caldas Brito Vieira – Coordenadora de Núcleos Temáticos
7 - Antônia Valtéria Melo Alvarenga – Coordenadora de Comunicação e cerimonial
8 - Antônio Cardoso do Amaral (presidente da Fapepi ) Conselho Fiscal
9 - Willame Carvalho e Silva Conselho Fiscal (Conselho Fiscal )
10 - Wilson Seraine da Silva Filho ( Suplente do Conselho Fiscal )
11 - Maria Dilma Ponte de Brito (Suplente do Conselho Fiscal )


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais