Cidadeverde.com

CRM encontra profissionais da ala covid sem EPIs no interior

Imprimir

Fotos: Divulgação CRM

Uma vistoria do Conselho Regional de Medicina (CRM) realizada no hospital municipal Pedro Vasconcelos, em Miguel Alves (a 110 km de Teresina), registrou diversas irregularidades desde a estrutura do local até a falta de equipamentos de proteção individual para profissionais da área Covid. 

Segundo a denúncia, os profissionais estavam com aventais inadequados e a área de desparamentação também é utilizada como depósito para materiais de limpeza, além de haver cruzamento de profissionais paramentados e desparamentados. 

Outras irregularidades como falta de medicamentos de urgência, apenas um carrinho de parada, para atendimento de todo hospital e que ainda está incompleto e a própria estrutura do prédio, foram questionados pela equipe do Departamento de Fiscalização do CRM. 

“Para começar, o prédio possui várias rachaduras e infiltrações na estrutura, o que demonstra péssimo estado de conservação do bem público. Mofo nas paredes, insetos e lagartixas foram vistos na área interna, além de esgoto a céu aberto e galinhas circulando na área externa do hospital. Além disso, nas paredes da cozinha, os azulejos estão em parte caídos, contribuindo para o acúmulo de insetos e bactérias nas fissuras. Os banheiros não contam com acessibilidade para cadeirantes e as instalações elétricas estão precárias. A lavanderia e o expurgo não possuem fluxo adequado, com risco de contaminação do vestuário e equipamentos estéreis”, descreve o CRM em nota.

A vistoria constatou ainda que o único insumo para pacientes com insuficiência respiratória é cateter de oxigênio, não tendo máscaras não reinalantes ou cateter de alto fluxo para pacientes que necessitem de maior aporte de oxigênio.

A diretora geral do hospital, Leila Lira, informou ter todos os EPIs disponíveis, mas os profissionais se recusam a utilizar. O CRM-PI encaminhará notificação para que sejam providenciadas as correções das irregularidades. A equipe foi informada pela direção que uma reforma física se iniciará em breve, mas não informaram data de início.

Irregularidades em União

No município de União (a 65 km de Teresina), a Unidade Básica de Saúde Ana Nery, na localizada no povoado David Caldas, o CRM-PI flagrou lixo hospitalar a céu aberto sendo incinerado, sem nenhum tipo de coleta adequada, problema idêntico registrado em fiscalização realizada em fevereiro no município de Bom Princípio do Piauí. 

“É a segunda vez que a UBS de União é flagrada continuando essa prática ilegal (a primeira foi em maio de 2019), oportunidade na qual a Secretaria Municipal de Saúde foi notificada e cobrada para as providências quanto ao gerenciamento dos resíduos sólidos, tendo prazo de 30 dias para resolver o problema com a coleta adequada do descarte de material, como seringas e luvas contaminadas”. 

O CRM-PI também encaminhou relatório técnico para o promotor do Ministério Público local.

A Prefeitura de União se manifestou sobre o assunto e disse que ainda não foi notificado pelo CRM, mas que vai tomar medidas cabíveis.

 

Caroline Oliveira
Com informações do CRM
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais