Cidadeverde.com

Prefeito de cidade sem covid diz que doença ainda não chegou por "milagre"

Imprimir

Foto: Claudio Furlan/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo

Os municípios de Canavieira e Arraial são os únicos do Piauí que ainda não registraram casos do novo coronavírus. Isso equivale a 0,9% das 224 cidades do estado. O feito é comemorado pela população local e principalmente pelos gestores, já que estão fora das estatísticas estarrecedoras da covid-19. No restante dos municípios, já foram notificados 65.638 casos da doença com 1.594 óbitos. Em Canavieira, apesar de todas as medidas adotadas, o prefeito Joan Rocha (PT) atribui a situação confortável a um milagre. 

"É milagre de Deus. A gente vem tomando as medidas necessárias, procurando orientar a população para evitar movimento, mas é aquela coisa: as pessoas têm necessidade de sair e podem entrar em contato com alguém que esteja com o problema", disse ao Cidadeverde.com.

Dentre as medidas adotadas pela prefeitura para evitar a chegada do coronavírus, o gestor destaca o isolamento social e, principalmente, as barreiras sanitárias.

"Nos finais de semana a gente proíbe as pessoas de sair. Montamos as barreiras que funcionam todo dia. Daqui pra frente a gente vai continuar com o que está sendo feito para que a gente não caia", declarou, que revela ter medo de pegar a doença.

Imagem: Sesapi

“Eu mesmo tenho que ir a Teresina e o medo é muito grande”, afirma.

Canavieira é um município novo. Foi fundado em 1992 e possui quase 4 mil habitantes segundo o IBGE. A cidade não possui hospital, apenas uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Quem precisa de atendimento mais complexo recorre a Floriano.

“Só temos a UBS e quem aparecer com a doença, a gente encaminha para Floriano, que fica próximo. Se alguém adoecer vai pra lá”, afirma o prefeito.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais