Cidadeverde.com

Clipe de piauiense vira 'febre' no youtube

Imprimir

A fábrica de celebridades instantâneas produzidas pela internet continua a todo vapor e agora lança um novo tipo de produto: os superstars de videoclipes amadores. Com uma câmera digital e programas caseiros de edição, adolescentes protagonizam vídeos inspirados em ídolos do pop e ultrapassam a faixa dos 200 mil acessos no YouTube.

De Brasília vem o estudante Gustavo da Hungria Neves, mais conhecido como Hungria Hip Hop. O rapper de 17 anos, que se auto-intitula o “playboy do rap”, estrela o clipe “Bens materiais”, espécie de ode às grifes badaladas que já chegou à marca dos 212 mil cliques.

Seguindo o estilo de rappers americanos que adoram ostentar poder, Hungria aparece nas imagens dirigindo um carrão, exibindo dólares, jóias exageradas e garotas curvilíneas. “Minhas referências são os clipes do Snoop Dogg, do Lil Jon e do Eminem”, conta o estudante, autor de versos debochados como “se a vida fosse fácil eu não nascia chorando”.

Mas todo o glamour do vídeo foi praticamente a custo zero. O carrão foi emprestado por um amigo, as garotas são da turma e a filmagem obtida toda na base da camaradagem. “Gravei tudo em três horas com uma câmera caseira. Busquei agilidade em cada cena”, teoriza Tarcísio de Souza Ferreira, o amigo de Hungria que filmou e editou “Bens materiais”.

 
Autógrafo no livro de matemática

 

A dupla Valmir e Josy, que conseguiram mais
de 100 mil acessos imitando Britney Spears
 
Agilidade é o que não falta às “superproduções caseiras” da dupla Valmir Dimas do Carmo Júnior, de 15 anos, e Josiane Sertori, de 16 – neocelebridades virtuais mais conhecidas pela alcunha de Valmir e Josy. Fãs de Britney Spears, os estudantes de Serrana, no interior paulista, mergulharam no universo da princesinha do pop fazendo releituras de seus videoclipes.

“A gente estuda a coreografia e tenta imitar o figurino”, explica Valmir que escolhe como locações o pátio da escola, o teatro da cidade e até o banheiro de casa. “Todo mundo embarca na nossa onda: o cabeleireiro do bairro vem deixar a gente bonito e a costureira faz as roupas de graça”.

A filmagens de “Me against the music”, que a dupla lançou este mês no YouTube, já teve mais de 37 mil acessos. A “versão serranense” de “Womanizer”, rendeu mais de 126 mil visitas, enquanto “Circus” ficou na marca dos 60 mil.

“Desde pequeno sempre quis ser famoso e agora consegui”, comemora Valmir. “Na escola pedem para tirar foto e dar autógrafo. Outro dia autografei um livro de matemática”.

As filmagens das performances de Valmir e Josy são feitas por um amigo e a edição pelo próprio adolescente. “Uso o programa Windows Move Maker do meu computador lá de casa”, conta Valmir.

 
Beyoncé do Piauí
 
A forrozeira Stephany, de 17 anos, já tem dois CDs lançados e pode ser considerada uma celebridade no Piauí, onde nasceu. Mas são os clipes caseiros que postou no YouTube os responsáveis por ampliar seu fã-clube para o sul do país.
 
Veja o clipe de “Eu sou Stefhany”, clique aqui! 

A cantora Stefhany, a Beyoncé do Piauí
 
O mais recente é “Eu sou Stefhany”, versão “arretada” da balada romântica “A thousand miles”, da cantora Vanessa Carlton. Desde janeiro, o clipe teve mais de 265 mil acessos. O número supera até mesmo o de alguns vídeos de colegas de estilo, como Elba Ramalho e Frank Aguiar.

No clipe, Stefhany joga o cabelão para os lados, toma um banho de espuma e imita a coreografia sexy do vídeo “Single ladies”, de Beyoncé. Tudo para provar que é “linda e absoluta” e não está nem aí para o descaso do namorado.

Diretor do videoclipe vencedor de premiação da MTV em 2008, “Pela última vez”, do grupo NX Zero, Paulinho Caruso considera “tosca” essa leva de superproduções caseiras. “Eles querem usar todos os recursos de edição que têm acesso. O resultado são passagens de cena em excesso e poluição visual”, opina.

No entanto, Caruso reconhece o valor da iniciativa. “Há dez anos seria impossível fazer um clipe amador por menos de R$ 20 mil. A câmera era caríssima, assim como o aluguel de uma ilha de edição”, compara. “Hoje ficou bem mais fácil o acesso ao audiovisual. A coisa só tende a crescer”.

Prova disso são os planos ambiciosos dos superstars dos clipes caseiros. Valmir e Josy lançarão em abril sua versão para “If you seek Amy”, da musa absoluta, Britney.

Stefhany já tem pelo menos meia dúzia de vídeos fazendo sucesso no YouTube e o MC Hungria estuda o roteiro de “Fumaça”, seu rap mais recente sobre o consumo de narguilé. “Vou filmar em São Paulo. Vai ficar firmeza, aguardem”, promete o "rapper playboy".
 
 
 
Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: