Cidadeverde.com

Última paciente recebe alta e Hospital de Campanha do Verdão encerra atividades

Imprimir

Foto:Ascom

Após quase três meses de funcionamento, o Hospital Estadual de Campanha, estruturado no ginásio Verdão, encerrou os atendimentos. A última paciente, Maria de Fátima de Melo Bezerra, 66 anos, recebeu alta da unidade de saúde na tarde de hoje sob aplausos da equipe[Veja o vídeo abaixo]. 

A data do fechamento já era prevista. O contrato com a empresa responsável pela estrutura física do Hospital de Campanha venceu esta semana  e, segundo a administração da unidade temporária de saúde, por causa da estabilidade do índice de transmissibilidade de Covid-19 no Piauí não houve necessidade do prorrogar o funcionamento.  A diminuição da ocupação dos leitos nos hospitais da rede pública também foi determinante para o encerramento das atividades. 

“É importante frisar que o Hospital de Campanha Estadual tinha um dia para começar e um dia para finalizar. Hoje podemos dizer orgulhosamente que estamos dando alta ao último paciente e isso nos traz a sensação de dever cumprido de forma extremamente profissional, segura e com os resultados fantásticos. Isso demonstra o quanto o hospital foi bem planejado, o quanto as equipes estavam envolvidas, engajadas e treinadas”, disse Jefferson Campelo, diretor do HCE. 

Durante o período em que esteve funcionando o Hospital de Campanha atendeu 402 pacientes, com 394 altas. Na unidade de saúde foram instalados 103 leitos, sendo 90 clínicos e 13 de estabilização, para pacientes com sintomas leves e moderados de Covid-19. 

O investimento foi de R$ 5 milhões. Os leitos são de propriedade do governo do Estado e serão redistribuídos na rede hospitalar.  

Pesquisas continuam

A unidade de saúde também proporcionou a coleta de dados para cerca de 30 estudos científicos que estão sendo desenvolvidos por pesquisadores do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da UFPI. As pesquisas terão continuidade a fim de contribuir com o tratamento da Covid-19. 

“O encerramento do hospital, representa um marco significativo na evolução do nosso projeto. Vamos começar a fase mais significativa da pesquisa a partir de agora. Temos uma grande satisfação com os resultados atingidos até o momento e estamos certos que, com a evolução do projeto, mais resultados irão acontecer. Vão sair desse projeto resultados científicos significativos para o avanço do conhecimento e serão divulgados a nível internacional”, afirmou Joel Rodrigues, coordenador geral do Projeto de PDI. 

O HCE foi gerido administramente pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) da UFPI. Segundo o superintendente da FADEX, Samuel Nascimento, o Hospital foi um "sucesso de aproximação entre a academia, a ciência e a gestão pública".

“Foi uma gestão desafiadora e a FADEX participou garantindo o apoio à gestão administrativa e financeira do projeto. Foram mais de 200 colaboradores contratados e dezenas de fornecedores que precisavam abastecer o Hospital de Campanha. Graças a Deus e a competência de todos os profissionais envolvidos, hoje se mostrou uma experiência exitosa", disse. 

Segundo a encerrar

O Hospital de Campanha do Verdão é o segundo deste tipo a encerrar as atividades na capital. No dia 24 de julho a prefeitura de Teresina, após redução do número de internações relacionadas à Covid-19 na capital, mudou a finalidade do Hospital de Campanha Lar da Fraternidade. O local passou a receber idosos dos abrigos da cidade que estão com quadro leve da doença e necessitam de isolamento. 

Continuam em funcionamento do Hospital de Campanha Pedro Balzzi, no Ginásio de Badminton da Universidade Federal do Piauí, e o Hospital João Claudino, anexo ao Hospital de Urgência de Teresina. Ambos são administrados pela Fundação Municipal de Saúde. 

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais