Cidadeverde.com

Novo diretor do Detran quer modernizar sistema e realizar concurso público

Imprimir


O novo diretor do Detran-PI (Departamento Estadual de Trânsito), Garcia Guedes, afirmou que sua gestão deverá ampliar a modernização do sistema de informação, melhorar a estrutura dos Cinetrans, além de reforçar a educação no trânsito. O gestor reforça que o Detran retomou as atividades presenciais do órgãos por meio de agendamento eletrônico, devido a pandemia do novo coronavírus. Guedes confirma que continua o diálogo com as autoescolas sobre o retorno das aulas práticas, além de estudar a possibilidade de um concurso público para novos servidores.

"Nosso foco será baseado em três pilares: a modernização do sistema de informação, dando maior resolutividade as demandas do órgão; também iremos fazer uma reestruturação das Ciretrans. Outro ponto que não podemos deixar de destacar é a educação no trânsito".

O diretor destaca que é urgente a necessidade de "modernização do sistema de informação" para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Ele conta que já se reuniu com a Controladoria Geral do Estado e os representantes do sistema de Tecnologia da Informação para iniciar esse pauta. 

"Também conversei com o pessoal da Secretaria de Administração para a possibilidade de realização de novos concursos para poder rejuvenescer o corpo de servidores do Detran". 

Agendamento

Guedes ressalta que o agendamento é eletrônico disponível no site do Detran. "A gente já reiniciou as atividades mediante agendamento eletrônico, tanto na sede como no Show Auto Mall e no Shopping Poti. Funcionamento de 5 horas respeitando as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde".

Autoescolas

O novo diretor relata que a discussão sobre a retomadas das atividades presenciais das autoescolas continuam, já que estão suspensas devido a pandemia do novo coronavírus. 

"Estamos debatendo com a equipe técnica sobre esse caso. Amanhã ou na sexta-feira (21) iremos nos reunir com o pessoal das autoescolas, explicar o caso e pedir pouco mais de paciência. Há muitas escolas descredenciadas ou com documentos faltantes. Iremos debater com a equipe técnica para saber qual melhor decisão poderá ser tomada, ouvindo sempre o pessoal das autoescolas".

CNH

O diretor lembra que as carteiras nacionais de habilitação continuam válidas. "A determinação do Contran prevê que as carteiras de habilitação vencidas após 19 de fevereiro de 2020 continuam com sua validade por tempo indeterminado".

Essa determinação não vale para o documento do veículo já que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) está disponível em meio eletrônico porque "ele é disponível no aplicativo, não há necessidade da entrega do papel", diz o diretor.

O diretor acrescenta que a pandemia pegou a todos de surpresa e,

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais