Cidadeverde.com

Prefeito Firmino Filho diz não ter segurança para fechar hospitais de campanha

Imprimir

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

O prefeito Firmino Filho ( PSDB) afirma que ainda não é o momento para fechar os hospitais de campanha do município. Segundo ele, falta segurança. O gestor municipal afirma que o desafio é continuar atendendo os pacientes com Covid e organizar a rede para atender quem sofre com outras doenças.

"No mês de agosto houve uma certa estabilidade da doença na cidade. Aparentemente, a reabertura econômica que foi bastante tímida no mês de julho, foi mais acentuada em agosto. Mas essa retomada econômica trouxe uma redução da queda da doença. Com a reabertura a queda continua a existir. É fundamental monitorar o processo. A rede hospitalar da prefeitura continua montada. Será desmontada gradativamente e se tivermos segurança para isso. As nossas 26 UBS continuam nos bairros atendendo de alguma forma. Não existe até agora nenhum tipo de desmobilização dos hospitais de campanha. Vamos esperar algumas semanas para falarmos em fechar hospital de campanha", destacou.

Firmino falou do desafio de reorganizar a rede hospitalar para atendimento de pacientes com outras doenças. Ele destaca os casos de traumas provocados por acidentes de trânsito.  

"Mas continua o uso da rede hospitalar por outros motivos, por outras doenças. A escassez de UTIs que antes era da Covid passa a ser para outras cormobidades. Estamos nesse processo de readequação da rede de assistência, sem fechar a ala Covid. E ao mesmo tempo preparando para atender mais e melhor. Temos a questão do trauma ortopédico. As vitimas de acidentes de trânsito que continuam a existir", afirmou.

O prefeito afirma que o monitoramento segue para evitar que a reabertura da economia possa gerar novo surto da doença.

"Desejamos que a reabertura gradual não tenha repique. Nenhum fato novo aconteceu. Nossa rede segue monitorando. Não houve aumento da chegada de pacientes do interior. Era esperado um grande número e não foi na intensidade prevista", disse o prefeito de Teresina. 

Nesta quinta-feira(21), o governo do estado encerrou oficialmente as atividades no hospital de campanha do Verdão, três meses depois de montado. 

 

Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais