Cidadeverde.com

Governo faz alerta e pede que municípios não antecipem reabertura das atividades

Imprimir

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O Governo do Estado, por meio do comitê Pro Piauí, faz um alerto do risco provocado pela decisão de alguns prefeitos, de anteciparem etapas do processo de reabertura da economia. O governo pede que os gestores municipais sigam o calendário de reabertura previamente divulgado. 

Segundo a equipe técnica, a antecipação por parte dos gestores pode levar a um aumento dos casos da covid-19 e ao comprometimento do sistema de saúde.  O alerta visa evitar uma onda da doença no interior e o aumento de internações, em Teresina, provocado pelo eventual deslocamento de pacientes do interior. 

De acordo com o governo, o risco epidemiológico relacionado ao relaxamento das medidas de isolamento social no estado do Piauí vem sendo avaliado, desde o mês de junho. O Comitê Pro Piauí possui uma matriz de risco baseada na propagação da doença Covid-19 versus a capacidade de atendimento.

O ProPiauí alerta que o índice de propagação da doença é calculado a partir do número de casos novos registrados por semana, número de internações e óbitos no mesmo período. O índice que avalia a capacidade de atendimento é obtido a partir da porcentagem de leitos de UTI e de enfermaria disponíveis para atender portadores da Covid-19, bem como da proporção de leitos com respiradores por 100 mil habitantes em cada região assistencial.

Quando o risco aumenta, é necessário que medidas sejam tomadas para a contenção e redução de riscos e danos, impactando diretamente na economia do Piauí. O Comitê Pro Piauí conclama gestores municipais, empresários e a sociedade à adesão ao programa e à adoção das medidas higiênicossanitárias necessárias e recomendadas pela OMS, Anvisa, Divisão de Vigilância Sanitária e Visas Municipais para o retorno seguro. Desta forma, não será necessário regredir na reabertura econômica.

Lídia Brito
Com informações da Ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais