Cidadeverde.com

Escola de Ipiranga usa Cordel na busca ativa por alunos

Imprimir

Joaquim Rufino do Rêgo, da cidade de Ipiranga do Piauí, inspirados na temática Cordel, exibida no Canal Educação, criaram o projeto “Nosso Cordel”. Cuidados e atitudes no período da pandemia inspiraram jovens para o reforço do vínculo escolar no momento o qual se vive. 

A diretora da escola, Joelma Feitosa, revela que a comunidade escolar, preocupada com os alunos, nesse momento de isolamento social e aulas remotas, tentando fazer acontecer uma aprendizagem significativa, e na busca de trazer para a escola todos os alunos, colocou em prática o projeto “Nosso Cordel”.

“Idealizado e desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa, Lecy Ramos, o projeto veio ao encontro da busca ativa pelos alunos, em meio ao desânimo de discentes a devolutiva das atividades muitas vezes não estava acontecendo. E na busca por alternativas de envolvê-los, a professora Lecy, após acompanhar as aulas do Canal Educação com a professora Flávia, que trabalhava o gênero Cordel, teve a ideia de uma produção textual coletiva, um cordel sobre o coronavírus, já que é uma temática muito presente na nossa vida atualmente”, relata a diretora.

Clique aqui e baixe o cordel.

Foi então proposto o desafio. A professora fez um verso e enviou para um aluno para dar continuidade e este passaria a outro aluno de forma que todos participassem. “O desafio foi aceito de forma que aqueles alunos que não estavam fazendo as devolutivas passaram a participar ativamente; aqueles que não têm acesso à internet também se envolveram e, por meio das atividades impressas, conseguiram aproximar-se outra vez da nossa escola. O projeto trabalha ainda a inclusão trazendo nossos alunos com deficiência a participarem efetivamente”, completa a diretora.

A professora Lecy Ramos observa que a Escola Dom Joaquim Rufino do Rêgo está sempre pronta a colaborar com a equipe de professores, conta com o apoio e incentivo da diretora Joelma Feitosa e toda a equipe gestora, além do apoio da 9ª Gerência Regional de Educação, sempre pronta a ajudar, e do Canal Educação.

“O Canal Educação tem sido um importante aliado neste momento, pois possibilita nossos alunos e professores acompanharem as aulas remotas de onde estiverem e, no melhor horário, bem como ideias inovadoras que ajudam na evolução da educação”, finaliza a professora.

O estudante Cristiano de Oliveira reside na zona rural de Ipiranga e relata que foi muito difícil o início das aulas remotas. “Não tinha acesso à internet em casa e era complicado buscar as atividades na escola pela distância. Então veio o projeto Nosso Cordel e foi interessante para nos incentivar. Por meio do Cordel, pude expressar nossas dificuldades e a satisfação nas aulas do Canal Educação”, disse o aluno.


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais