Cidadeverde.com

Dados da Covid-19 e da reabertura do comércio estão compatíveis, diz Firmino Filho

Imprimir

O prefeito de Teresina Firmino Filho voltou a declarar que o desrespeito aos protocolos de prevenção ao novo coronavírus compromete o processo gradual de reabertura da economia na cidade. Firmino Filho pede que a população e os empresários tenham cautela e respeitem as normas municipais.

Firmino Filho ressalta que até o momento os dados da Covid-19 e do processo de reabertura da economia estão dentro do esperado, mas que a população precisa cumprir com os decretos municipais para que não haja retrocessos na reabertura com consequente aumento do número de pessoas infectadas.  O prefeito explica como a taxa utilizada para indicar a situação de transmissibilidade da doença, identificada como R.O., está em Teresina.

"Quando a gente olha para o R.O, a gente percebe que ele caiu significativamente no mês de julho. Quando a gente chega no mês de agosto, ele está flutuando em torno de 1, às vezes, um pouco acima, às vezes, um pouco abaixo. Mostra que a doença caiu, caiu bem em relação ao que nós tínhamos no passado, em junho, mas agora está caindo com maior dificuldade. Isso é fruto da reabertura econômica, por isso é necessário que a gente possa fazer essa reabertura com muito cuidado para evitar um eventual retorno, pico, dessa doença". 

O prefeito confirma que "está existindo a compatibilidade entre esse processo de retomada gradual e segura da economia com a queda da doença. Nós queremos continuar com esse processo no mês de setembro. Esperamos que seja o último mês desse processo de retomada para que nós no mês de outubro tenhamos esse 'novo normal' ", conta o prefeito. 

Firmino destaca que "nas próximas semanas, eventualmente, vamos continuar com esse processo até o retorno normal (das atividades)"

"Quando a gente olha os dados da doença, a gente percebe que o pico já passou, que foi em junho, com queda significativa. No mês de agosto, muito embora a queda não esteja como a do mês anterior, continua existindo. Há uma melhoria do quatro da Covid-19 em Teresina"

O prefeito comenta que "todos os setores (da economia) estão voltando e a grande maioria está respeitando os protocolos". No entanto, ele citou que no último final de semana o setor de bares, restaurantes e afins  registrou diversos descumprimentos.  "Nós vimos alguns excessos nesse final de semana. Por exemplo: bares e restaurantes que saíram das regras estabelecidas na sexta-feira como também houve muito bar abrindo no sábado e domingo, não pode".

"A Guarda Municipal com as SDUs (Superintendência de Desenvolvimento Urbano) estiveram trabalhando nesse setor. É necessário que a gente possa ter uma conversa tranquila com todos os donos de estabelecimentos comerciais: 'temos que respeitar os protocolos; os estabelecimentos que não respeitarem, que já fizemos as advertências, teremos as multas e se persistirem nós teremos a cassação do alvará de funcionamento".

Firmino pede "cautela". "Todo esse processo (de reabertura) é baseado no pacto entre o poder público de um lado, a sociedade do outro lado, estabelecimentos comerciais do outro lado, os próprios clientes e consumidores do outro lado. É fundamental que nós respeitemos os protocolos". 

Dados Teresina

O Centro de Operações em Emergências (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou dois óbitos decorrentes de complicações da Covid-19 em Teresina e 45 novos casos da doença no domingo (23). Desde o início da pandemia na cidade, Teresina registra 877 mortes e 23.425 pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

"O número de óbitos de pessoas residentes de Teresina caiu 34,04% em 7 dias, segundo notificações consolidadas pelo COE/FMS. Mas as autoridades de saúde destacam a importância de se adotar as medidas de prevenção, como uso de máscara ao sair de casa, distanciamento de 2 metros entre as pessoas e evitar aglomerações".

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais