Cidadeverde.com

Metade das cidades grandes do país retoma movimento pré-pandemia

Imprimir

Foto: BRUNO ROCHA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Metade das cidades grandes do Brasil deixou a quarentena e retomou o movimento normal nos postos de trabalho. A pandemia do novo coronavírus, porém, só retrocedeu em 43% delas.

Em 171 (53%) dos 324 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, o fluxo de pessoas em seus locais de trabalho na última semana era maior, igual ou até 10% menor do que se registrava antes da pandemia. Os números são fornecidos pelo Google, com base em dados anônimos de localização dos usuários.

Segundo monitor do jornal Folha de S.Paulo, que mede o ritmo de crescimento da epidemia com base em dados dos últimos 30 dias, 57% dessas cidades com aumento no fluxo de pessoas registraram alta acelerada de novos casos ou tiveram número estável de novos diagnósticos, mas em patamar elevado.

É o caso de Campo Grande, uma das seis capitais a voltar à normalidade nos postos de trabalho em meio à pandemia. A cidade hoje está na categoria estável –quando o número de novos casos da doença é constante, mas ainda em volume significativo.

Manaus, Porto Velho, Boa Vista, Rio Branco e São Luís, que também têm movimento normal, estão reduzindo o ritmo de contágio, mas a situação não está sob controle.

Florianópolis é a cidade com maior isolamento. O fluxo nos postos de trabalho na última semana era 30% menor do que no início do ano. Mesmo Porto Alegre, que enfrenta surto nos últimos dois meses, teve aumento de 30% no fluxo de pessoas em relação a março.

São Paulo, que no auge da quarentena, em março, reduziu o número de pessoas nos postos de trabalho em 60%, hoje tem uma redução de 25%.

O retorno à normalidade em meio à Covid-19 é mais forte no interior. Em Nova Serrana (MG), o monitoramento captou um movimento 14% superior aos meses antes da pandemia, maior índice do país.

A cidade administrada por Euzebio Lago (MDB) aderiu recentemente ao programa de retomada do governo estadual mineiro. Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Hudson Bruno Lemos, o município teve quarentena dura no início da pandemia, com comércios e indústria totalmente fechados –São Paulo nunca implementou algo tão restritivo.

Atualmente, a Nova Serrana se encontra em fase que permite abertura do comércio, mas escolas continuam fechadas. Para Lemos, o movimento na cidade não se diferencia de outras.

"Quando tomamos as primeiras medidas em 15 de março, saímos na frente de várias cidades da região. Fomos até censurados", disse Lemos.

O município de 120 mil habitantes teve 11 óbitos por Covid-19. O ritmo de novos casos, contudo, vem crescendo nas duas últimas semanas.

Em Itacotiara (AM), o movimento já é 13% maior do que antes da pandemia. Ali, no dia 10, foi publicado um decreto que autoriza o funcionamento de escolas particulares. As unidades municipais, porém, permanecem suspensas.

Também na lista das cidades com maior movimento, Parintins (AM) por enquanto não cancelou o tradicional festival folclórico que leva o nome da cidade, previsto para o início de novembro.

A reportagem procurou as cidades de Itacotiara e Parintins para falar sobre a retomada, mas não obteve retorno.

Em comparação com outros países da América Latina, o Brasil tem hoje um dos maiores índices de retorno aos postos de trabalho, à frente de Argentina, Colômbia, México e Chile. Apenas o Uruguai teve um retorno proporcional maior. No país ao sul, porém, a epidemia sempre esteve controlada. Até o momento, foram 42 mortes, ou 1,2 a cada 100 mil uruguaios.

Já o Brasil registra cerca de 1.000 novos óbitos e 40 mil novos casos por dia. A taxa de mortalidade é de 55,5 a cada 100 mil habitantes.

Mesmo os EUA, que não tiveram regras rígidas de quarentena na maioria dos estados, têm movimentação menor nos postos de trabalho que o Brasil, considerando o período desde março.

Na Europa, espanhóis, portugueses, alemães e franceses chegaram a superar os brasileiros no movimento em locais de trabalho em meados de maio e junho, quando os países deixaram a quarentena.

Com a chegada das férias de verão no hemisfério norte, contudo, a movimentação nos locais de trabalho caiu e cresceu o fluxo de pessoas em parques e espaços como restaurantes, bares e museus.

Fonte: Folhapress

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: pandemia