Cidadeverde.com

Comércio é a atividade com mais trabalhadores no Piauí, diz IBGE

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Aproximadamente 20% das pessoas ocupadas do Piauí trabalham no segmento do comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas.  O dado faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta quarta-feira (26), que mostra que esse foi o grupamento de atividade com mais trabalhadores no Piauí no ano de 2019. 

Na segunda colocação aparece a administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (19,3%), seguido pelo setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (18%).
               
Com menor representatividade estão os setores: serviço doméstico (8,2%), construção (7,7%), indústria geral (7%), alojamento e alimentação (6,2%), informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (5,6%), transporte, armazenagem e correio (3,3%) e outros serviços (4,6%).

Imagem: Divulgação/IBGE

O Piauí, juntamente com o Tocantins e Mato Grosso do Sul, possui o maior percentual do país (8,2%) de pessoas ocupadas com o serviço doméstico. O Piauí também é o terceiro com maior percentual de pessoas ocupadas na agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (18%), atrás apenas do Amazonas (18,1%) e de Rondônia (21,7%).

Cerca de 71,2% das pessoas ocupadas no Piauí atuavam em estabelecimentos de pequeno porte, que tinham até cinco funcionários. O estado é o segundo com maior percentual de trabalhadores ocupados nesse tipo de organização, atrás apenas do Amapá, onde a proporção é de 71,9%. No Brasil, a média é de 51,2%.

 

 

Natanael Souza ( Com informações do IBGE)
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais