Cidadeverde.com

Prefeitura sorteia ruas do projeto "Se Essa Rua Fosse Minha" em ano com recorde de inscrições

Imprimir

Foto: Ascom/PMT

A Prefeitura de Teresina realizou, na noite desta quarta-feira (26), o sorteio das ruas do Projeto "Se Essa Rua Fosse Minha", que homenageia cidadãos comuns com nomes de logradouros públicos em Teresina. A solenidade aconteceu no Palácio da Música apenas com a equipe do projeto para evitar aglomerações, mas foi transmitido online para os amigos e familiares dos homenageados. Neste ano, o projeto bateu recorde de nomes validados, com 340 escolhidos.

"É uma alegria muito grande podermos celebrar esse projeto inovador da Prefeitura de Teresina, que conta com a participação da população indicando pessoas que entende serem significativas para serem perpetuadas nas ruas e avenidas. Neste ano temos uma versão diferente deste sorteio para respeitar os protocolos de segurança. Obviamente não tem o mesmo calor humano, mas fica essa homenagem registrada a essas 340 pessoas que viveram e amaram em Teresina", afirmou o prefeito Firmino Filho durante a solenidade.

O sorteio definiu quais ruas receberão os nomes de cada homenageado. No total, mais de 700 inscrições foram feitas através dos sites da SEMPLAN e da Prefeitura de Teresina, além do aplicativo Colab. Os nomes inscritos foram avaliados por uma comissão formada por representantes de diversos órgãos, como Câmara de Vereadores, UFPI, UESPI, IBGE e IPHAN, entre outros. Com os nomes definidos, o próximo passo foi o sorteio realizado nesta quarta, no qual foram sorteadas as ruas de acordo com a zona de preferência, indicada no ato da inscrição.

"É um projeto que nos orgulha bastante, em que a cidade de Teresina homenageia as pessoas que aqui moram, que nasceram aqui ou que vieram de outro local, mas que contribuíram com o desenvolvimento da nossa cidade. Esse projeto eterniza a memória dessas pessoas", completa o secretário de Planejamento, José João Braga.

Os familiares e amigos dos homenageados receberam um link para acompanhar, via zoom, a homenagem feita aos seus entes queridos. "A escolha do nome do meu pai, para indicar uma rua de sua cidade, é de extrema grandeza para mim como filha. É como se ele estivesse sendo eternizado nos corações de quem o ama. O amor que ele sentia por sua cidade e profissão, agora será também transformado em um nome de rua, é gratificante, acolhedor, é um acalento para a saudade que eu sinto. É um ato nobre e humano da Prefeitura de Teresina com a família que ele aqui deixou. Como filha, estou imensamente feliz, por poder ver meu pai eternizado de  alguma forma em sua cidade", conta Ana Joyce Sá, filha do homenageado João Bastos Filho.

Após o sorteio, será elaborado pela Prefeitura de Teresina um projeto de lei para nomear as ruas sorteadas com os nomes dos homenageados. Este projeto será encaminhado para votação na Câmara de Teresina e, após a aprovação, os novos nomes estarão oficializados.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais