Cidadeverde.com
Geral

Programa Municipal de Controle e Tratamento do Tabagismo realiza atendimentos online

Imprimir

Para promover a saúde e alertar sobre os riscos decorrentes da Covid-19 para os fumantes, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém, de forma online, os atendimentos do Programa Municipal de Controle e Tratamento do Tabagismo do Hospital do Parque Piauí. No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado amanhã (29), o Programa chega à marca de quase 1.500 inscritos no tratamento por demanda espontânea. Deste total, 61% parou de fumar.

Devido à pandemia do novo Coronavírus, os encontros presenciais dos grupos estão suspensos, mas a equipe do programa está realizando acompanhamento remoto dos 40 pacientes que já estavam em tratamento. O atendimento acontece através de grupos de WhatsApp e de contatos telefônicos. As turmas novas estão suspensas temporariamente, mas as inscrições continuam sendo realizadas diariamente pelo telefone 3220-4747.

“Com a chegada da pandemia, percebemos que não poderíamos parar o tratamento das pessoas que já estavam inseridas no programa, pois o nível de ansiedade nesta época é muito elevado. Nós enviamos no grupo online as sessões de relaxamento e eu faço atendimentos individuais no meu privado do WhatsApp, onde eles podem me relatar como estão dormindo, nível de ansiedade e se tiveram alguma recaída quanto ao uso do cigarro”, explica Gardene Lacerda, que é psicopedagoga, psicanalista e terapeuta em hipnose do Hospital do Parque Piauí.

Segundo site do Ministério da Saúde, um ambiente livre de tabaco diminui o risco de câncer e de outras doenças graves, como a Covid-19. “O fumante passivo fica mais vulnerável a doenças respiratórias. Parar de fumar traz benefícios imediatos à sua saúde e a das pessoas com quais convive”, diz Gardene Lacerda. 


Da redação
[email protected] 

Imprimir