Cidadeverde.com

Crianças podem usar óculos escuros para proteger o olhos

Imprimir

Pixabay/fotos gratis

É comum escutar que crianças não podem usar óculos escuros. Essa afirmativa, porém, está errada. Por conta do cristalino ser mais incolor nos pequenos, a transparência da lente dos olhos é maior. Dessa forma, existe um maior acúmulo da energia solar nos tecidos internos. Por isso, a proteção é necessária desde a infância.

De acordo com especialistas, os efeitos do sol no organismo são cumulativos. Quando absorvida, a energia pode provocar com o tempo catarata e a degeneração macular relacionada à idade, que pode levar à cegueira.

Outro transtorno relacionado com o sol é a formação de uma pequena membrana na superfície do olho. Ela cresce em direção à córnea, o que prejudica a visão.

Modelos

Por conta disso, é importante usar óculos escuros desde a infância para proteger os olhos e as pálpebras do sol forte. É indicado ainda usar um boné. Já os bebês podem ser protegidos com telas ou panos.

Ao escolher o modelo para o seu filho, preste atenção à qualidade do produto. Qualquer lente escura com proteção UV ajuda a conter a radiação do sol. Entretanto, certas lentes podem apresentar ondulações, causando assim problemas para os olhos. 

Antes de comprar os óculos, é indicado levar seu filho para uma consulta com o oftalmologista. Além dos exames necessários, o profissional orientará sobre a melhor opção.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais