Cidadeverde.com

Educação Física: profissional tem papel importante para qualidade de vida das pessoas

Imprimir

Quando pensamos em educação física, sempre vem em nossa mente as brincadeiras que fazíamos quando criança, os esportes que já praticamos e os treinos na academia. É dentro desse contexto que se revela o Profissional de Educação Física, que tem um papel relevante na intervenção dentro da saúde dos indivíduos, refletindo na qualidade de vida de quem pratica exercícios físicos diariamente.

O trabalho desenvolvido pelo profissional de Educação Física em sua atuação no mercado de trabalho, percorre desde a prática de brincadeiras e atividades lúdicas, passando pela cultura corporal de movimentos, chegando à treinos em clubes e academias, enfatizando sempre a ação dos movimentos desenvolvidos pelo indivíduo. E todo esse trabalho interfere na vida das pessoas, aumentando assim o nível de saúde do seu organismo.


Professor Héllio Martins Linhares

Segundo Héllio Martins Linhares, Professor do Curso de Educação Física do UniFacid, o simples movimento de agachar já requer uma orientação profissional: “Ao agacharmos, estamos recrutando principalmente os músculos do quadríceps femoral e os glúteos em suas três porções. Porém, para que essa execução seja correta, o profissional de Educação Física irá avaliar a forma como esse indivíduo executa o agachamento, com as pernas afastadas na largura do quadril, os pés posicionados paralelos e a coluna ereta”, indica o Professor.

Boa formação
A Coordenadora do Curso de Educação Física do Unifacid, Professora Gabriela Dantas, destaca que para atuar no mercado de trabalho, o Educador Físico precisa de uma boa formação acadêmica. “No Centro Universitário Unifacid o aluno tem durante o seu curso as melhores experiências para qualificá-lo na atuação profissional, como por exemplo, uma boa estrutura física e uma grade curricular com disciplinas que garantem o saber teórico e prático para uma atuação exemplar na promoção da qualidade de vida e para sua inserção em uma equipe multidisciplinar na saúde”, afirma.

Mercado
Segundo o Confef (Conselho Federal de Educação Física), há 390.766 registros profissionais ativos de pessoas físicas no Brasil, e 43.320 de pessoas jurídicas. Dados do CAGED de 2019  (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) revelam uma demanda do mercado de trabalho por profissionais da área.  O curso de Educação Física constava na sétima posição entre as áreas que mais tiveram contratações formais: um total de 12.205.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais