Cidadeverde.com

Seduc realiza planejamento para volta às aulas de ex-alunos CNEC

Imprimir

A Unidade de Ensino e Aprendizagem e Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizaram uma roda de conversa, nesta sexta-feira (4), para alinhar e orientar sobre as estratégias e diretrizes da rede quanto ao início das atividades junto aos alunos cenetistas remanejados para escolas da rede estadual. O encontro contou com os professores lotados, gestores e coordenadores das escolas, representantes de Gerências Regionais de Educação (GREs).

A Seduc incorporou os estudantes à rede estadual após o fechamento da Unidade Escolar Cenecista Popular de Teresina e do Colégio Cenecista Deputado Átila Lira, ambos vinculados à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), por causa do encerramento das atividades das unidades em Teresina, devido à pandemia do novo coronavírus.

Com o início das aulas destes estudantes marcadas para o dia 9 de setembro, a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Maria Jose Mendes Neta, destacou que acolher esses alunos ultrapassa processos cognitivos e deve ser trabalhado junto aos professores. “Sabemos que as emoções têm papel fundamental no processo ensino-aprendizagem, bem como as relações professor-aluno, pois essas interações podem contribuir para o sucesso ou fracasso escolar. A afetividade é um conjunto de fenômenos experimentados e vivenciados na forma de emoções, sentimentos e paixões. Será sempre essencial que o professor estabeleça um vínculo afetivo com os alunos, uma vez que aprendemos a partir de nossas atitudes, habilidades e competências e em como as usamos para a solução de problemas”, pontuou.

Foram integrados à rede, 346 alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, para a Unidade Escolar Gabriel Ferreira, remanejados da Unidade Escolar Cenecista Popular de Teresina, e 329 alunos, também do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, foram para o Caic do Renascença, remanejados do Colégio Cenecista Deputado Átila Lira.

A gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Marilia Aragão, afirmou que o planejamento discutido visou ao retorno das aulas remotas e garantir a continuidade dos estudos para os estudantes. “Foi excelente esse momento de socialização de experiências e replanejamento para o retorno das aulas. Definimos ações de acolhida com os estudantes, retomada dos objetivos de aprendizagem, habilidades e objetos de conhecimento anteriores e propusemos os novos conhecimentos do ano em curso”, disse.

O secretário de Educação, Ellen Gera reforçou os empenhos da Seduc para a plena reintegração dos estudantes sem ocasionar prejuízos aos seus estudos. Foi realizada a contratação de 35 novos professores e a incorporação de dois prédios anexos, bem como a inclusão dos alunos no Censo Escolar. “Estamos fazendo um trabalho para que esses estudantes não percam o ano, não percam a continuidade dos seus estudos. Estamos absorvendo esses alunos, que eram da rede CNEC, permitindo que essa comunidade estudantil não fique sem escola. Estamos, inclusive, recebendo os dois prédios do CNEC para que não tenha a quebra de identidade desse estudante com a escola que ele vinha frequentando. Foi uma decisão nossa, junto com o Governo do Estado e essa já é uma matrícula que recebemos agora no mês de julho”, contou Ellen Gera.


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais