Cidadeverde.com

Carnaval: Delegacia do Silêncio fiscalizará som de carros no litoral

Imprimir
O Ministério Público e o Governo do Estado querem um Carnaval mais silencioso no litoral; ao menos nos locais onde sons ensurdecedores não são bem-vindos como, próximo a residências e hospitais. Na última quinta (19), os agentes públicos firmaram um acordo para fiscalizar e tentar conscientizar os motoristas de que som alto, só em lugares apropriados. A Delegacia do Silêncio estará no litoral piauiense para evitar abusos e punir os casos necessários.
 
Foto: Divulgação

Para o procurador-geral de Justiça, Augusto César, a idéia não é limitar a diversão, mas tornar a folia agradável para todos. “Não queremos que as pessoas achem essa iniciativa uma medida antipática, mas que entendam que existem os locais apropriados para a festa e o som alto. A poluição sonora é crime regulamentado na lei de contravenções penais e no Código Nacional de Trânsito, portanto deve ser evitada”, disse.

O secretário de Turismo do Piauí, Sílvio Leite, disse que é constante a reclamação de turistas e pessoas que têm residências no litoral sobre o abuso de carros de som, principalmente no período de alta-temporada. “Como cidadão e secretário, sinto-me na responsabilidade de ouvir o apelo das pessoas que são incomodadas com verdadeiros trios elétricos que as pessoas insistem em ligar nas áreas residênciais. Em alguns locais do litoral, a situação é mais crítica, como na praça da praia do Coqueiro e em algumas barracas na orla de Atalaia”, descreve.

Educação
A prefeitura de Luís Correia e a Secretaria de Turismo irão disponibilizar folders educativos informando à legislação que regulamenta a poluição sonora e telefones de contato das autoridades responsáveis pela fiscalização.

“Vamos contar com a parceria do Detran e da Polícia Rodoviária Federal na distribuição desse material, assim as pessoas não poderão dizer que não sabiam da legislação”, diz o secretário de Turismo de Luís Correia, Alcide Filho.
 
De acordo com o delegado geral, James Guerra, a Delegacia do Silêncio, que tem sede em Teresina, terá uma unidade móvel no litoral e estará à disposição da população para apurar denúncias. “Vamos levantar essa questão do abuso de carros de som, para que possamos interceder de forma tranquila em relação aos motoristas que abusam do volume dos sons não só no litoral, mas também, nos demais municípios”, disse.
 
Da Redação

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: