Cidadeverde.com
Últimas

Encontros Setoriais dão início à construção do Plano de Cultura de Teresina

Imprimir
Os Encontros Setoriais de Cultura que iniciam dia 18/09 (sexta-feira), de forma virtual, dão início a mais uma etapa de construção coletiva do Plano Municipal de Cultura de Teresina (PMC). O Plano é elaborado pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), em parceria com a Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FMC), e participação ativa dos segmentos artísticos e de toda a sociedade teresinense. 
 
Marcado por um processo coletivo, participativo e democrático, os Encontros Setoriais de Cultura têm o objetivo de diagnosticar a realidade cultural do município, por meio de debates com os diversos setores da sociedade e segmentos artísticos e culturais, visando discutir e apresentar propostas sobre as dinâmicas culturais, gestão e políticas públicas de cultura em Teresina. 
 
É fundamental a ampla participação de toda a sociedade nesse processo, pois o Plano Municipal de Cultura (PMC) reunirá políticas públicas para a cultura e arte em Teresina por um período de 10 anos, estabelecendo diretrizes, objetivos, metas e ações.
 
“É um momento potente de mobilização e construção coletiva. Toda a classe artística e sociedade em geral temos a responsabilidade de juntos pensarmos, elaborarmos e definirmos políticas públicas culturais para nossa cidade para uma geração, para dez anos, isso é muito importante. A atual gestão do Conselho de Cultura de Teresina está focada na coletividade e mobilização. Esta é mais uma etapa nessa jornada que deve ser trilhada por todos nós, em prol da cultura e arte de nossa cidade”, ressalta João Henrique Vieira, presidente do Conselho de Cultura de Teresina.
 
Foto:Divulgação
Com os Encontros Setoriais dão início a um amplo processo de escuta da sociedade sobre os diferentes setores, segmentos, grupos e manifestações artísticas e culturais, com o objetivo de fundamentar o Diagnóstico da Realidade Cultural da cidade, parte integrante do Plano Municipal de Cultura de Teresina (PMC).
 
“A Fundação Monsenhor Chaves vê como extremamente importante esses encontros setoriais para a construção do Plano de Cultura de Teresina, tendo em vista que quanto mais formada e informada é a população, mais ela pode buscar os seus direitos, e também cumprir com seus deveres. O plano de cultura é um anseio da classe artística e tem que ser feito e viabilizado da melhor maneira, com ampla discussão a participação social”, afirma Paulo Dantas, superintendente da FMC.
 
 
Programação dos Encontros Setoriais de Cultura de Teresina:
 
18/09 - Sexta-feira/19h Música
 
19/09 - Sábado/16h Artes visuais
 
25/09 - Sexta-feira/18h Patrimônio Cultural Imaterial - Culturas populares e tradicionais (festas, festividades e celebrações populares, manifestações da cultura popular e tradicional); cultura de matrizes afro-brasileiras;
indígena; rural - do campo, etc), Artesanato, Gastronomia
 
26/09 - Sábado/14h Dança
 
26/09 - Sábado/19h Audiovisual
 
27/09 - Domingo/16h Teatro e Circo
 
02/10 - Sexta-feira/16h Patrimônio Cultural Material e Natural
 
03/10 - Sábado/16 h Literatura (Livro, leitura e Bibliotecas)
 
 
Como participar:
Para efetivar a participação, os interessados devem acessar o link de inscrição (https://pt.surveymonkey.com/r/INSCRICOESEVS) e preencher o formulário.
 
A inscrição pode ser feita até 2 horas antes de cada encontro. O inscrito receberá a confirmação e instruções pelo e-mail informado na inscrição.
 
Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato: [email protected] ou Whatsapp (86) 99494 4517.
 
Acesse também o grupo de WhatsApp “Diagnóstico Cultural THE”, através do link: https://chat.whatsapp.com/KaSL3xYmDyd2KzZZF26zNw
 
 
Da Redação
Imprimir