Cidadeverde.com
Cidades

Esperantina e São João do Arraial ganham rede de dados de alta velocidade

Imprimir

Foto: Ascom

Os municípios de Esperantina e São João do Arraial foram beneficiados com uma rede de transporte de dados de alta capacidade e velocidade, por meio do Projeto Piauí Conectado. Denominada backbone, essa estrutura interligou os dois municípios com a instalação de 41 km de fibra óptica, pelo método de lançamento aéreo.

 Os municípios passam a contar com uma estrutura que proporciona a oferta de rede confiável, internet de qualidade e transmissão de dados segura entre os órgãos da administração pública estadual de cada região.

 O Diretor de Implantação e Manutenção da Piauí Conectado, Cleiton Dias, explica que a ligação por meio do backbone permite a alta capacidade de trafegabilidade de dados. “O backbone aéreo é feito por meio de lançamento de fibra óptica em postes, permitindo a entrega de links de um município a outro. Já estamos presentes em 83 municípios e 170 profissionais estão envolvidos no projeto”, explica.

Desde junho de 2019, o projeto já implantou mais de 1.500 km de fibra óptica nos municípios. O diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Antônio Torres, afirma que esta é fase de maior investimento do projeto. “Com o backbone você consegue fazer a interligação de todas as redes que já existem nas cidades, para que possamos ter uma gestão com maior segurança, confiabilidade e rapidez. Neste sentido, o backbone vem a ser o grande momento do Piauí Conectado. Onde teremos aquilo que a gente realmente precisa, que é uma rede segura, íntegra, única e podermos olhar para ela 24 horas por dia”, avalia. 

 A população será a grande beneficiada com essa estrutura, que resultará em maior qualidade, segurança e agilidade nos atendimentos oferecidos pelo serviço público. “Os habitantes de Esperantina e São João do Arraial serão amplamente beneficiados ao ter acesso a serviços públicos de qualidade”, pontua o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva.

Da Redação
[email protected]

 

Imprimir