Cidadeverde.com

Quatro UBSs vão abrir de domingo a domingo para casos gerais de saúde

Imprimir

Foto: Google Mapas

Quatro Unidades Básicas de Saúde abrirão, a partir de deste sábado(26), de domingo a domingo, de 7h às 19h, para atender casos gerais de saúde. São as unidades: Portal da Alegria, Porto Alegre, Santa Isabel e Mafrense. O objetivo é proporcionar o serviço de Atenção Básica em Saúde para aquele público que não pode comparecer às unidades durante a semana e terão a oportunidade de fazer consultas preventivas também aos sábados e domingos. 

“As sábados e domingos vamos ofertar todos os serviços de atenção básica que já são ofertados durante a semana. Coleta de exames, vacina de rotina, consulta médica, pré-natal, curativo, retirada de sonda, dentre outros”, informa Kledson Batista, diretora de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.  

A capital possui 90 UBS’s que estão divididas, durante a pandemia da Covid-19, quanto á forma de atendimento. Das 90, 22 atendem exclusivamente casos suspeitos de Covid e das demais 68 atendem casos gerais de saúde. “Estamos inovando, pois além das 22 Covid que já abrem de domingo a domingo, teremos 4 que também abrirão todos os dias da semana, mas atendendo casos gerais de saúde”, explica Kledson Batista. 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais