Cidadeverde.com

Município do Piauí está entre os 20 em focos de incêndio no Brasil, diz Inpe

Imprimir

Gráficos: Inpe

O município de Baixa Grande do Ribeiro, a 583 km ao Sul de Teresina, está entre os 20 do país que mais registraram focos de incêndio entre os dias 27 e 28 de setembro. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo o levantamento, a região registrou 23 (1,4%) focos nas últimas 24 horas, ocupando o 18º lugar no Brasil. Lidera a lista a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, com 599 focos, o que representa 35,6% do total. 

Em todo o país, o Piauí é o 9º em focos de incêndio com 210 registros. Baixa Grande do Ribeiro lidera o ranking, seguido de Uruçuí (16 focos), Ribeira do Piauí (14 focos), Corrente (13 focos), Ribeiro Gonçalves (11 focos) e Flores do Piauí (10 focos). (Veja gráfico no final da matéria)

Monsenhor Hipólito, que registrou grande incêndio no final de semana, aparece no levantamento com 3 focos no período abordado. O fogo consumiu 6 km de área rural, em linha reta. As chamas destruíram roças de cajus e apiários, um deles com 50 colmeias.

Biomas

De acordo com o Inpe, no Piauí, neste momento, as chamas atingem mais o Cerrado com 110 focos (52,4%) e Caatinga com 100 focos (47,6%).

Unidades de conservação queimando

Segundo o Inpe, no Piauí duas unidades de conservação federais registraram focos de incêndio no período: a estação ecológica de Uruçuí Una (5 focos) e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba (4 focos).

Veja as cidades do Piauí com maior incidência de fogo

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais