Cidadeverde.com

Mudanças anunciadas para a loteria dos clubes

Imprimir
A Timemania foi criada pelo Governo Federal para auxiliar clubes do futebol brasileiro no pagamento de suas dívidas, principalmente com a Receita Federal e a Previdência Social. Para o primeiro ano era prevista uma arrecadação total de 510 milhões de reais, mas ficou em apenas 124 milhões,  o correspondente a 24% do esperado.



Em 2008 os clubes mais apostados, pela ordem, foram os seguintes :

- Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Santos, Internacional, Vasco da Gama, Cruzeiro, Botafogo, Fluminense, Atlético Mineiro, Bahia, Vitória, Goiàs, Fortaleza, Sporte Recife, Atlético Paranaense, Coritiba e Ceará.

Diante do resultado abaixo da expectativa, o Ministério dos Esportes encomendou uma Medida Provisória que altera as regras da Timemania. As novidades serão:

-  Haverá mudança na forma do jogo em si ou na distribuição dos recursos aos clubes.

- Os sorteios passarão a ser realizados duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos domingos.

- Está sendo criada uma nova estratégia de divulgação, inclusive com a colaboração dos próprios clubes.

- Os 20 clubes mais apostados receberão, a partir de 2009, um repasse equivalente a 65% do valor destinado às agremiações. Quem ficar entre o vigésimo primeiro e o quadragésimo lugar dividirão apenas 25% da arrecadação. O último grupo ficará com apenas 8% do montante.

Na realidade, a divulgação da Timemania foi muíto concentrada, quando o melhor seria aproveitar meios de comunicação espalhados pelas cidades que têm clubes na Loteria.

RIVER ATLÉTICO CLUBE

O River é o único clube piauiense participante da Timemania. Por volta de outubro do ano passado, dirigentes riverinos disseram na imprensa que o tricolor estava entre os 40 mais apostados, mesmo com uma divulgação pouco expressiva em Teresina. Com as mudanças, o próprio clube tricolor deverá se empenhar no sentido de que os seus torcedores apostem e marquem o River como clube do coração.

Os clubes mais sorteados em 2008 na Timemania foram, pela ordem :

- Atlético Mineiro, Figueirense, São Raimundo de Manaus, América de Natal, Fortaleza, Mixto de Mato Grosso, Palmas de Tocantins, Rio Branco do Acre,  Santos de São Paulo, Uberlândia de Minas Gerais e Vila Nova Nova de Goiás.

O River não foi sorteado e a diretoria não informou quanto o clube arrecadou através da Timemania para abatimento em suas dívidas.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: