Cidadeverde.com

Segunda etapa da vacinação contra a raiva atinge 97% de cobertura

Imprimir

A Prefeitura de Teresina vacinou 97,49% dos cães e gatos das zonas Sul e Sudeste da cidade. A ação fez parte da segunda etapa da Campanha Urbana de Vacinação Antirrábica, realizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) no último sábado (17). A primeira etapa nas zonas Norte e Leste atingiu 95% de cobertura.

A campanha da etapa urbana deste ano foi dividida em quatro momentos. A próxima etapa será na zona rural, nos dias 24 e 31 de outubro. “A meta é imunizar mais de 140 mil animais juntando as zonas urbana e rural”, esclarece Oriana Bezerra, gerente de zoonoses de Teresina.

“Temos boa adesão por parte da população, que comparece todos os anos aos postos de vacinação com seus animais. Mas não podemos deixar de ficar em alerta e continuar vacinando para mantermos os bons índices”, comenta a gerente Oriana Bezerra.

A vacinação é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para o homem e é fatal. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. “As vacinas dos animais são produzidas com o mesmo cuidado que a dos humanos, e não há reaproveitamento de agulhas, porque nós respeitamos tanto os animais quanto os humanos que cuidam deles”, disse a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

Da Redação
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: vacinaraiva