Cidadeverde.com

Falta de água em condomínio é problema interno, garante Águas de Teresina

Imprimir

Foto: Solange Paiva

Atualizada às 18h54

Moradores de seis blocos do Condomínio Verde Que Te Quero Verde, localizado na zona Sul de Teresina, afirmam que estão há 15 dias sem abastecimento de água. Procurada pelo Cidadeverde.com, a Águas de Teresina, responsável pelo fornecimento de água na capital, afirmou que o problema é interno do condomínio - veja nota no fim da matéria

As síndicas do condomínio cobram uma solução para o problema. Em pleno B-R-O-Bró, período de registro de altas temperaturas em Teresina, idosos e crianças que moram nos prédios estão sofrendo diante da falta d'água.  Ao todo, uma média de 700 pessoas está com o abastecimento comprometido do Condomínio Verde Que Te Quero Verde. 

"Sou síndica geral, estamos há mais de quinze dias sem água. Falamos com Águas de Teresina e eles mandam só trabalhadores medir a pressão da água e não sabiam resolver o problema", lamenta Solange Paiva. 

A více-síndica do condomínio, Helanne Fernanda de Moura, contou ao Cidadeverde.com que o problema da falta de água é recorrente, mas ficou pior nos últimos anos. 

"A gente toleraria se passasse dois, três dias e resolvessem logo. Mas, não. Aqui tem crianças ,idosos, os moradores cobram da gente, mas a gente fica de mãos atadas. É reincidente. Todo ano. A água, quando chega, chega bem fraquinha na torneira na parte baixo do bloco e aí as pessoas ficam pegando em baldes e levam para os apartamentos.  Já teve bloco aqui que ficou mais de 1 mês sem água na torneira", reclama Helanne. 

Segundo a subsíndica, a empresa Águas de Teresina afirma que a água não chega nas torneiras do apartamento por causa da baixa pressão. 

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Águas de Teresina e recebeu a seguinte resposta:

A Águas de Teresina informa que o abastecimento está devidamente regularizado e adequado no bairro Santa Luzia e que Condomínio Verde Que Te Quero Verde possui problema interno nas suas instalações. A concessionária constatou o problema em vistoria técnica  e as síndicas foram orientadas quanto a necessidade de adoção de providências, por se tratar de responsabilidade do empreendimento.

A empresa destaca ainda que o histórico de pressão d’água na região atende ao que determina o Regulamento de Serviços, não sendo procedente a informação de falta d’água há 15 dias por conta de dificuldades no abastecimento por parte da Águas de Teresina. Inclusive, não há registro de reclamações de vizinhos ao condomínio. 

Na tarde de hoje (21), técnicos da concessionária mediram a pressão da água na entrada do condomínio, constatando novamente que o empreendimento recebe o fornecimento adequado, porém, não dispõe de infraestrutura interna que viabilize o abastecimento satisfatório aos apartamentos. 

Importante destacar que, conforme estabelece a NBR 5626, norma que trata da instalação predial de água, os condomínios devem adotar reservação de modo a atender ao padrão de consumo de água por habitante, considerando também a frequência e duração de interrupções de abastecimento.

A Águas de Teresina conta com atendimento personalizado aos síndicos condominiais e mantém canais de atendimento disponíveis 24 horas, incluindo finais de semana e feriados. Todas as demandas e solicitações devem ser encaminhadas via 0800 223 2000 ou WhatsApp (86) 98124-3199.

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais