Cidadeverde.com

Em reunião com governadores, Wellington Dias defende liberação de vacina aprovada pela Anvisa

Imprimir

Foto: Roberta Aline

Wellington Dias (PT) defendeu a liberação da vacina contra o novo coronavírus aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em reunião por videoconferência com governadores nas cinco regiões do país. A reunião ocorreu na última sexta-feira (24) e tratou sobre a compra da vacina. 

Durante agenda na cidade de Bom Jesus, no sul do Piauí, Wellington Dias falou sobre a autorização da compra de 6 milhões de doses da vacina pelo Instituto Butantan, para continuidade dos testes no Brasil.

Wellington Dias, também presidente do Consórcio Nordeste, representou a região na reunião e afirmou que o diálogo é fundamental para que a população tenha acesso às vacinas.

“Os governadores das cinco regiões do Brasil estão dialogando com uma preocupação que é de todo o povo brasileiro, estamos falando de quase 160 mil pessoas que morreram pelo coronavírus e temos uma solução que é a vacina. Estamos tomando a vacina da H1N1; ela vem da China e ninguém está reclamando. Então, não dá para tratarmos desse assunto na disputa pelo poder político, tem que ser tratado como algo de interesse maior e prioridade para o ser humano, mantendo o diálogo como caminho”, diz o governador.

Na última sexta-feira (23), a  Anvisa liberou a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina chinesa que deverá ser produzida pelo Instituto Butantan, no estado de São Paulo. 

“A notícia boa é que a Anvisa autorizou as primeiras vacinas para o Butantan. O que nós estamos defendendo: entrega-se uma primeira leva, cerca de 40 milhões de doses e, em seguida, entra a outra, da Fiocruz, para ver se em 90 dias a gente vai vacinar todo mundo. E, com isso, com certeza, salvar vidas”, ressalta o governador. 

O Governo do Piauí ressalta que “as doses autorizadas pela Anvisa serão estudadas ao chegarem no Brasil”. O estudo irá verificar a efetividade da segurança da vacina em prol da sociedade.

Uma nova reunião deverá ocorrer nos próximos dias entre o governador do Piauí e o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, para tratar sobre a vacina. 

“Eu, como governador, presidente do Consórcio Nordeste, estou articulando com outros governadores, pedindo uma agenda com o ministro Pazuello, nem que seja por videoconferência, para que possamos conversar para garantir o que foi uma grande vitória do Brasil para o enfrentamento do coronavírus nessa fase da vacina. Isto é, a primeira vacina que tiver reconhecimento científico temos que comprar e distribuir para todo o Brasil. Nós governadores, juntamente com os municípios, estaremos integrados para que essa distribuição aconteça; é esse o caminho”, finaliza.
 

Carlienne Carpaso (com informações do Governo do Piauí)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais