Cidadeverde.com
Política

TRE do Piauí investiga mais de 380 denúncias de abusos feitas no aplicativo Pardal

Imprimir
Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com
 
Desenvolvido pelo TSE, o aplicativo Pardal já recebeu, até esta sexta-feira (30), 382 denúncias de irregularidades relacionadas à campanha eleitoral no Piauí. De acordo com a plataforma, 99% das denúncias no Estado são relacionadas à irregularidades na propagada eleitoral. 
 
Ao todo, 73 municípios piauienses já registram denúncias protocoladas na plataforma. 
 
Teresina lidera o ranking estadual, com 59 denúncias registradas até o momento. O município de Alvorada do Gurguéia, no sul do Piauí, aparece na segunda colocação, com 36 denúncias até o momento. A terceira posição é ocupada por Parnaíba, que registra, até o momento, 30 denúncias de irregularidades no aplicativo Pardal. 
 
Confira o ranking das cidades do Piauí com mais denúncias: 
 
  1. Teresina - 59
  2. Alvorada do Gurguéia - 36
  3. Parnaíba - 30
  4. Avelino Lopes - 19
  5. Inhuma - 15
  6. São Raimundo Nonato - 15
  7. São Miguel do Tapuio - 14
  8. Ilha Grande - 13
  9. Luzilândia -13
  10. Caldeirão Grande do Piauí -12
 
O aplicativo Pardal está disponível para aparelhos Android e IOs, além de possuir uma versão para Web. A ferramenta foi criada com objetivo de incentivar os cidadãos a atuarem como fiscais da eleição no combate à propaganda eleitoral irregular. 
 
Após baixar a ferramenta, o cidadão poderá fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral. O estado informado pelo denunciante como local da ocorrência ficará encarregado de analisar as denúncias.
 
 
Natanael Souza
Imprimir