Cidadeverde.com

Após alerta do Inmet, chuva em Teresina tem granizo e árvore caída

Imprimir

Atualizada às 18h

Moradores de bairros da zona Sudeste como Alto da Ressureição e Gurupi foram surpreendidos com granizo durante a chuva que caiu sobre Teresina nesta tarde.

Um vídeo disponibilizado pelo professor Werton Costa ao Cidadeverde.com mostra as "pedrinhas de gelo" caindo no terraço de uma casa e no carro que estava na garagem[Veja acima]. 

"Esse granizo é formado pela seguinte situação: você tem uma nuvem que cresce muito rápido, ela se divide e uma parte inferior é liquida e a superior sólida. Quando ocorre granizo é uma chuva que deveria ocorrer na forma líquida, mas em função da velocidade com que a nuvem forma ela acaba caindo da forma sólida, Como teresina é uma cidade muito quente a gente percebe que o granizo tem pequena dimensão, é um granizo nanico, mas mostra o caráter severo da chuva", explica Werton Costa. 

Como previu o Inmet, ventos intensos também foram registrados. Além da chuva de granizo, também houve ocorrência de queda de árvores na capital. 

Um tronco caiu na Avenida Principal do Dirceu, na frente da Fundação Bradesco. Uma parte da via teve que ser interditada. 

Matéria original

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de chuvas intensas no Piauí nas próximas 24 horas. 

O aviso meteorológico na categoria "Perigo", de classificação laranja, alerta para a probabilidade de fortes chuvas nas  cidades localizadas no Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste piauiense. 

O alerta foi publicado ao meio-dia desta segunda-feira (2) e encerra às 11h de amanhã (3).

As previsões são de que de que aconteçam chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Nesta segunda-feira já há registro de fortes chuvas em algumas cidades do Piauí como a capital Teresina, Floriano, Bocaina, Simplicio Mendes e Canto do Buriti. 

"Esse alerta é um indicador de que temos uma condição atmosférica favorável para chuva. O alerta laranja dá mais credibilidade para a previsão. Quando a previsão diz que temos possibilidade de chuva esse é um cenário matemático, mas o alerta laranja  intensifica essa previsão mostrando que há possibilidade de pancadas fortes para o Piauí", explica o professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa. 

Foto:Carliene Carpaso

Além do Piauí, também deve ocorrer chuvas intensas no sertão Cearense, sertão de Pajeú e do Araripe Pernambucano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano, Sul E Cariri Cearense, Noroeste Cearense, Centrossul Cearense, Sertao Paraibano, Sao Francisco Pernambucano, Agreste Pernambucano, Sertao Alagoano, Agreste Alagoano, Leste Sergipano, Agreste Sergipano, Sertao Sergipano, Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano e  Recôncavo Baiano

Falta de Energia

A Equatorial Piauí "esclarece que em função dos fortes ventos e descargas atmosféricas em algumas regiões de Teresina, no final da tarde desta segunda-feira, dia 2, algumas proteções atuaram para segurança do sistema, ocasionado a interrupção do fornecimento de energia".

A Distribuidora informa que "as equipes de plantão já estão trabalhando para a recomposição do sistema.  A Equatorial Piauí possui plano de contingência e já havia reforçado as equipes de atendimento emergencial, em função da previsão de condições climáticas adversas no dia de hoje".

Em caso de falta de energia, os clientes podem entrar em contato com a Equatorial por meio da central 0800 086 0800, pela assistente virtual Clara, no WhatsApp (86) 3228-8200, aplicativo Equatorial Energia ou pelo site equatorialenergia.com.br

 

Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais