Cidadeverde.com

Festival Internacional de Dança acontece nesta semana em Teresina

Imprimir

Foto: divulgação/Junta

 

A 6ª edição do JUNTA – Festival Internacional de Dança acontece do dia 5 ao dia 8 de novembro. Diante do cenário da pandemia da COVID-19, o Festival desbrava novas maneiras de existir e realiza, pela primeira vez, uma edição totalmente online.

A partir da provocação da edição, “Plataformas Incendiárias”, o evento propõe não apenas uma simulação de um festival presencial, mas uma nova forma de manifestação. A programação é gratuita e acontece no site do Festival, www.juntafestival.com.br.

“A gente pensou obras que trazem a ideia da experiência, indo além do consumo passivo, como somente assistir a um vídeo, por exemplo”, comenta Janaína Lobo, que faz parte da direção e curadoria do JUNTA.

Dentre as novidades da edição, está a mostra de vídeos “Para Que Não Vire Cinzas”, que ficará disponível para streaming a partir do início da programação até o fim do ano. Ela reúne obras que trabalham diferentes linguagens artísticas de modo transdisciplinar, como a dança e o audiovisual, incluindo videoperformances construídas através de videochamadas, experimentos de dança em casa, dentro do espaço doméstico, reflexões sobre a vida no contexto da pandemia e fenômenos naturais.

A programação conta também com uma oficina e uma ação de dança online que convidam o público a protagonizar essas experiências através de encontros virtuais, além de espaços para o encontro e o diálogo: o Buchada virtual, que vai reunir o público, artistas e convidados para maturar as ideias e aprofundar o tema da edição e, por meio de uma parceria com o Festival FarOFFa de São Paulo, o PAPOS de KOMBI, um programa de aproximação entre profissionais das artes vivas, nacionais e internacionais, que tem como objetivo a criação de novos espaços de comunicação, conexão e circulação.

A edição traz ainda três espetáculos que serão transmitidos ao vivo: “Bichos Soltos”, de Clarice Lima (SP), “Talvez Seja Isso”, da Cia Dançurbana (MS) e a estréia de “Suspeit?, uma obra monitorada”, da Original Bomber Crew (PI); e Live Shows com os artistas Getúlio Abelha e O Transtorno.

Sobre o Festival


O JUNTA - Festival Internacional de Dança é um conjunto de ações artísticas e formativas idealizado pelos piauienses Datan Izaká, Jacob Alves e Janaína Lobo. O Festival tem a dança contemporânea como objeto e ponto de reflexão sobre a arte e o mundo. Busca a experiência estética, o encontro, a formação artística e de público, o fomento à dança e arte locais, a criação e manutenção de redes de conexão e a ressignificação de espaços públicos. Visa “deseducar o olhar”.

O festival é contemplado pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC) da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí e possui patrocínio da Equatorial Piauí.

O JUNTA já contou com a participação de artistas das mais diversas cidades brasileiras e de vários pedaços do mundo como Portugal, Chile, França, Espanha, Argentina, Suécia e Moçambique, tendo sido convidado a participar do festival de dança Swiss Dance Days, realizado na Suíça em 2019. 

 


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais