Cidadeverde.com

Lar da Fraternidade suspende atividades após 56 dias sem novas internações

Imprimir

Foto: Rômulo Piauilino

Após quase dois meses sem novas internações, a Prefeitura de Teresina suspendeu as atividades da Unidade de Acolhimento Emergencial do Lar da Fraternidade. O espaço foi criado em agosto deste ano para receber idosos que residiam em abrigos e apresentavam quadros leves de Covid-19, oferecendo um isolamento seguro e confortável.

“A suspensão do serviço ocorreu após uma longa análise do atual período, mas seguimos atentos para novos desdobramentos. Se houver necessidade, o espaço será reaberto. Os idosos dos abrigos serão monitorados semanalmente para que haja atendimento rápido e eficaz, caso apareçam novos casos", garante a gestora da secretária da Semcaspi (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas), Janaína Carvalho.

Durante seu tempo de atuação, o Lar da Fraternidade acolheu 42 idosos de 60 a 91 anos de idade. A unidade manteve seu atendimento em casos assintomáticos ou com sintomas leves, realizando a transferência para a rede de saúde conforme registravam agravamentos nos quadros clínicos. O acompanhamento médico foi realizado por equipe especializada, disponibilizada pela Fundação Municipal de Saúde. 

"Esses idosos, em sua totalidade, tiveram suas altas e concluíram seus 14 dias de isolamento dentro de um ambiente equipado para eles. Tivemos médicos todos os dias, técnicos de enfermagem e enfermeiros para os cuidados necessários”, disse a coordenadora do Lar, Mara Beatriz Andrade.

O espaço contou ainda com cuidadores especializados encaminhados pela Semcaspi, que também foi responsável pelo fornecimento de alimentação, produtos de higiene e limpeza. Orientações a respeitos dos encaminhamentos à rede socioassistencial voltada para os idosos da capital podem ser obtidas nas unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou através de contato com o 3131-4725.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais