Cidadeverde.com

Morre padre Raimundo José após apresentar complicações de saúde

Imprimir

O padre Raimundo José Airemoraes faleceu na noite deste sábado (07) em Teresina. De acordo com informações da Arquidiocese da capital, ele já estava com a saúde debilitada há algum tempo e a morte foi provocada por complicações de saúde. Natural de São Pedro do Piauí, padre Raimundo  tinha 87 anos e encontrava-se afastado das suas funções eclesiais.

O velório acontece na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores com missa de exéquias presidida neste domingo (08), às 9h, pelo padre Tony Batista, vigário geral da Arquidiocese.  Além de exercer a vocação sacerdotal, padre Raimundo José também era dedicado ao magistério, onde lecionou na Universidade Federal do Piauí, Faculdade Católica de Filosofia do Piauí e no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus. O padre possuía uma das maiores bibliotecas do Estado, membro da Academia Piauiense de Letras cadeira nº 20.

Sacerdote e professor emérito, formou-se em Filosofia pelo Seminário Maior de Olinda, Pernambuco e foi Diplomado em Filosofia pela Academia Romana de Santo Tomás em Roma, Itália. Bacharel e licenciado (mestrado) em Sagrada Escritura, pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Itália. Também possuía mestrado em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Doutorado (PhD) em Teologia Pastoral, pela Universidade de Montreal, Canadá.

Atuou como membro do Conselho Estadual de Educação do Estado; coordenador Pastoral da Arquidiocese de Teresina; assessor nacional da CNBB para as áreas de Leigos, Juventude e Família; diretor do Instituto Nacional da Pastoral (RJ e BR); subsecretário-geral da CNBB para assuntos de Pastoral; assessor de Assembleias Gerais do Episcopado Latino-americano em Mar dei Plata, Argentina e Medelin, Colômbia; assessor dos Bispos do Brasil (CNBB) nos Sínodos Gerais do Episcopado Universal, em Roma; participou de reuniões e encontros internacionais sobre a Terceira Idade na Itália, na Colômbia e no Brasil, além das Assembleias da Federação das Universidades Católicas do Mundo e da Federação dos Institutos de Filosofia e Teologia Católicas do Mundo.

Exerceu também as funções de diretor de Estudos do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina; membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Teresina; Vigário Episcopal de Teresina para Associações e Movimentos; Assistente Nacional do Instituto Secular “Caritas Christi”.

 

Nota de pesar


É com um forte sentimento de perda que o Conselho Estadual de Educação do Piauí se solidariza junto aos familiares do Ex-Conselheiro, Pe. RAIMUNDO JOSÉ AIREMORAES SOARES, pelo seu falecimento ocorrido ontem, 07/11/2020. O Pe. Raimundo José foi membro do CEE na década de 1990 prestando uma enorme contribuição para educação do Estado do Piauí, emprestando seus conhecimentos para a causa da regulação e normatização do ensino. Com sua partida, perdemos todos, mas os céus entram em júbilo pelo seu retorno à casa do Pai.
Teresina, 08 de Novembro de 2020.
Maria Margareth Rodrigues dos Santos - Presidente do CEE/PI

 

Da Redação

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais