Cidadeverde.com

Governador diz que preocupa a vinda de quadrilhas do crime organizado para o Piauí

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O governador Wellington Dias (PT) afirmou que está preocupado com a presença de quadrilhas do crime organizado no Piauí. Ele destacou a necessidade de investir na estrutura do aparato de segurança pública e na inteligência para combater essas facções criminosas. 

“Estou muito preocupado com a chegada de quadrilhas do crime organizado, que antes não eram comuns no nosso estado. Além do PCC, outras organizações e não apenas na capital. Em algumas regiões, o estado precisa ser estruturado, temos uma polícia ativa e bem preparada tanto a Civil com a militar e integrada com a Polícia Federal, com a Polícia Rodoviária e isso garante importantes resultados”, afirma.

Apesar de manifestar a preocupação com a vinda de facções para o estado, Wellington diz que o Piauí continua sendo um dos estados menos violentos do país. “No geral ficamos incomodados com a criminalidade, mas quando compara com outros estados estamos entre o estado mais seguros do Nordeste em homicídios e vários outros itens. E fica entre os 10 em melhores posições dentro do Brasil.  Queremos melhorar ainda mais com o apoio da bancada federal”, destaca.

Na manhã desta terça-feira(10), Wellington Dias realizou a entrega de  24 novas viaturas operacionais para uso ostensivo. A entrega é uma parceria com a bancada federal do estado que destinou emendas para a segurança do estado. 

Foto: Ccom

 
“É um ato que o Piauí inteiro tem que agradecer a essa unidade da bancada federal do Piauí. Os parlamentares apresentaram emendas que tem muito haver com a grande necessidade da população que é estruturar a área da segurança. Dizia que ao mesmo tempo várias daquelas viaturas, que compramos lá atrás, chegaram a um ponto que a troca é necessária. Precisa de viaturas novas, adequadas, em condições de um bom trabalho até para a segurança dos policiais que trabalham nessas áreas. São viaturas que atuam em diferentes operações. Na área do crime organizado, na área de prevenção nas barreiras, em cidades maiores como Teresina, Parnaíba, Floriano e nos entrocamentos”, disse.

Wellington Dias destaca que as viaturas irão ajudar na maior presença de policiais nas ruas.  “A chegada dessas viaturas vai garantir que tenhamos uma presença de unidades em praticamente todas as regiões do estado. Junto com as 24 que são entregues hoje, são  75 no total. Mas além disso, o estado compra com recursos próprios para ir a mais ou menos 120 viaturas como estas. Isso garante condições de ter praticamente toda a frota renovada. Já tínhamos comprado em 2018, 2019 e agora em 2020 outras viaturas”, disse.

O governador destaca a necessidade de ações preventivas no combate ao crime organizado. “Além de viaturas estamos trabalhando a parte preventiva. As condições do uso de arma não letal para operações que são utilizadas. Garantia de equipamentos como a área voltada para monitoramento com câmeras de monitoramento. Estamos fazendo um investimento de aproximadamente R$ 110 e R$120 milhões dentro do Pró-Piauí nessa linha do Pró-Segurança, que tem como objetivo estruturar o Piauí para redução da criminalidade”, destaca.

 

Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais